Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Com mais 70 óbitos, RS ultrapassa marca de 7 mil vítimas fatais por conta da covid-19

Nas últimas 24 horas foram registrados 5.882 novos casos, elevando para 337.003 o número de pessoas infectadas 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Já são 7.043 vidas perdidas por conta da covid-19 no Rio Grande do Sul
Já são 7.043 vidas perdidas por conta da covid-19 no Rio Grande do Sul - Denis LOVROVIC / AFP

Com 70 óbitos registrados nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quinta-feira (3), sobe para 7.043 o número de vidas perdidas por conta da covid-19 no Rio Grande do Sul. O estado também já registra 337.003 infectados pela doença, com a confirmação de 5.882 novos casos pela SES. Dos confirmados, 308.947 (92%) são considerados recuperados. 

Porto Alegre foi a cidade com o maior número de vítimas fatais, sendo 13 óbitos registrados hoje. Os demais foram registrados São Leopoldo (7), Gravataí (4), Tramandaí (4), Caxias do Sul (3), Cruz Alta (3), Canoas (2), Novo Hamburgo (2), Esteio (2), Sapiranga (2), Passo Fundo, Pelotas, Alvorada, Rio Grande, Sapucaia do Sul, Viamão, Santa Rosa, Ijuí, Gramado, Parobé, Guaíba, Alegrete, Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, Três Coroas, Arroio do Meio, Ivoti, Espumoso, Giruá, Entre-Ijuís, Bom Retiro do Sul, Bom Jesus, Coxilha, Piratini, Aratiba, Entre Rios do Sul, Mormaço e Tavares. 

Ocupação das UTIs em alta

A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o estado está em alerta, mantendo-se nos últimos dias ao redor de 80%. Às 18h de hoje, estava em 80,5%, sendo 2.043 pacientes em 2.538 leitos de UTI. Entre os internados, 794 têm covid-19 confirmada e 158 têm suspeita da doença.

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação das UTIs fechou a quinta-feira em 92,15%. Três hospitais estão com lotação máxima: Instituto de Cardiologia, Moinhos de Vento e Hospital Mãe de Deus. Entre os 716  pacientes internados, 275 têm covid-19 confirmada, 37 têm suspeita da doença e 13 estão na emergência aguardando UTI.

País tem mais de 175 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta quinta-feira, 755 óbitos e 50.434 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 175.270 mortes e 6.487.084 de contaminados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira