Atualização

Brasil tem 177 mil mortes por covid, enquanto governo erra ao aplicar recursos

Ministério da Saúde destinou parte da verba de combate à pandemia a entidades não relacionadas à doença

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
25 de março são paulo
São Paulo se mantém na liderança do ranking dos estados com mais óbitos (43.015), seguido por Rio de Janeiro (23.131) e Minas Gerais (10.336) - Nelson Almeida/AFP

O Brasil alcançou 176.941 óbitos por covid-19 neste domingo (6). Nas últimas 24 horas, foram 313 mortes, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Entre os estados, São Paulo continua a liderar o ranking de mais mortes, com 43.015, seguido por Rio de Janeiro (23.131) e Minas Gerais (10.336). 

Em relação à quantidade de casos registrados, foram 6.603.540 até este domingo, sendo 26.363 somente nas últimas 24 horas.

:: Covid: conselhos apontam compra insuficiente de vacinas e defendem "imunização total" :: 

Neste ranking, São Paulo continua no topo (1.287.762), mas Rio de Janeiro cai para a quinta posição (371.075). Antes do estado fluminense, Santa Catarina (396.188), Bahia (423.124) e Minas Gerais (441.315). 

Em meio ao aumento de casos e óbitos, parte dos R$ 2 bilhões do Ministério da Saúde destinados ao controle da pandemia do novo coronavírus foi enviada a organizações que não têm atuação diretamente relacionada à doença, de acordo com um relatório do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). 

:: Após quase três meses, Brasil volta a ter mais de 50 mil casos da covid em 24 horas :: 

Segundo o documento, “uma representativa parcela destes recursos foi destinada a entidades que atuavam em área não diretamente relacionadas ao enfrentamento da pandemia”.

O que é o novo coronavírus

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Douglas Matos