Rio Grande do Sul

Saúde Mental

Exposição de trabalhos apresenta produtos e propõe pensar a saúde mental

Coleção "Uai-Tchê! Permita-se!" é uma realização de cidadãos em sofrimento mental. Lançamento acontece hoje (7), em live

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coletivos de atenção em saúde mental promovem live de lançamento de produtos artesanais e artísticos - Reprodução

Com o lema "A loucura pode ser livre e a vida pode ser bela!", trabalhadores da atenção em saúde mental e cidadãos em sofrimento mental lançam a coleção de trabalhos artesanais e artísticos "Uai-Tchê! Permita-se!". A partir das 19h do dia 7 de dezembro, serão apresentados ao público os produtos criados pela rede que envolve dois coletivos, um do RS e outro de Belo Horizonte (MG). Tudo isto em live na página do Facebook do projeto Uai-Tchê! Permita-se!.

Confira o vídeo de apresentação:   

 
Uai, tchê! Permita-se!

Nesta segunda-feira dia 07/12 às 19horas Live de Lançamento

Posted by Uai Tchê on Sunday, December 6, 2020

 

Os coletivos que integram o projeto

Segundo a organização do projeto, os produtos realizados pelas trabalhadoras e trabalhadores teve inspiração no encontro e troca de saberes entre dois coletivos, um mineiro e outro gaúcho: GerAçãoPOA e Companhia Girassol.

A "GerAçãoPOA - Oficina Saúde e Trabalho" tem 24 anos e faz parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, oferecendo um atendimento totalmente financiado pelo SUS. Conta, atualmente, com 122 oficineiros. A Companhia Girassol de Belo Horizonte (MG) conta com 2 anos de existência e é composta por trabalhadores com experiência na economia solidária e saúde mental. Vários dos seus membros participaram da experiência da Suricato, uma associação de trabalho e produção solidária, que visa a inclusão social para portadores de sofrimento mental de Minas Gerais.

Live de lançamento

Os produtos lançados na live estarão disponíveis para a comercialização, através do meio virtual. Entre as diversas produções, encontram-se mosaicos, camisetas, marcadores de páginas, acessórios, bolsas, máscaras, cadernetas e cadernos bordados, agendas, objetos de decoração e outros. A organização do evento sugere estes produtos como uma boa oportunidade para realizar a compra de presentes para amigos e familiares.

"Os coletivos são organizados pelos princípios da Economia Solidária e Criativa, e imprimem no trabalho o respeito à diferença. As vivências do diálogo, da democracia e da participação estão impressos nos seus fazeres e na delicadeza de cada produto", afirma o texto de divulgação do lançamento da coleção.

A organização afirma também que a realização da coleção demonstra que o trabalho pode ser circulante, criativo e pleno de sentido, e também o que as cidadãs e cidadãos em sofrimento mental, organizados em rede, podem fazer. Também afirmam que parte do trabalho é inspirado na luta do casal Franca e Franco Basaglia, ativistas italianos, idealizadores da Reforma Psiquiátrica Democrática Italiana, referência para todos aqueles que lutam por uma sociedade sem manicômios.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
 

Edição: Katia Marko