Rio de Janeiro

Plano de vacinação

Secretário de saúde do RJ integra de última hora reunião de governadores sobre vacina

Na capital, Eduardo Paes nega que esteja negociando com governador de São Paulo, João Dória, a compra da CoronaVac

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Castro defende que o Rio de Janeiro esteja alinhado com as diretrizes do governo federal e descarta, portanto, que o estado tome iniciativas próprias - Tânia Rego/Agência Brasil

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), foi comunicado nesta terça-feira (8) sobre o encontro para discutir nesta manhã o plano nacional de vacinação para a covid-19 com os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Casa Civil, Walter Braga Netto, com governadores estaduais.

Mas em função de uma entrevista agendada para a TV Record, Castro delegou que o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, participasse do encontro. A reunião ocorre com 19 governadores de estado, alguns foram à Brasília para debate presencial enquanto outros representantes vão participar remotamente.

Leia mais: Covid escala e Brasil volta aos piores registros de novos infectados por semana

Castro defende que o Rio de Janeiro esteja alinhado com as diretrizes do governo federal e descarta, portanto, que o estado tome iniciativas próprias, como a de São Paulo. Lá, após divergências com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governador João Dória (PSDB) encomendou 46 milhões de doses da CoronaVac, produzida em parceria do Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac.

Leia também: Governo deixa contrato vencer e exames de HIV e hepatite C pelo SUS são suspensos

CornaVac

Na última segunda-feira (7), Dória contou à imprensa que o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (DEM), ligou para ele e disse que não aguardaria até março para iniciar a imunização. O governador de São Paulo informou que disponibilizaria inicialmente 4 milhões de doses da CoronaVac para os estados, mencionando as capitais Rio e Curitiba, onde ele teria feito parceria com os respectivos prefeitos.

Em nota, Eduardo Paes negou que tenha negociado a compra e o fornecimento de vacinas do governo de São Paulo e que em gestões passadas "sempre seguiu as regras definidas pelo Programa Nacional de imunizações e assim será em relação à vacina de combate ao coronavírus".

Edição: Eduardo Miranda