Rio Grande do Sul

NEGACIONISMO

Em inauguração de ponte no RS, Bolsonaro diz que "pandemia está no finalzinho"

Sem o uso de máscara e contrariando a realidade do país, o presidente voltou a defender o uso da cloroquina 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Além de Eduardo Leite, estiveram ao lado de Bolsonaro na cerimônia outros políticos gaúchos como o futuro prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o deputado federal Bibo Nunes (PSL), o senador Luis Carlos Heinze (PP) e o ministro Onyx Lorenzoni (DEM) - Alan Santos/PR

Contrariando o que mostram os dados sobre a situação da pandemia no país, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, na manhã desta quinta-feira (10), durante inauguração do eixo principal da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, que “estamos vivendo um finalzinho de pandemia" no país. Sem o uso de máscara, Bolsonaro afirmou também que o Brasil, em comparação com outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, "ou um dos que melhor se saíram no tocante à economia”. O Brasil segue como o segundo país no mundo em número de vítimas fatais e o terceiro em relação aos casos de pessoas infectadas. 

A nova ponte do Guaíba começou a ser construída em 2014, no governo Dilma Rouseff (PT) e é considerada uma das obras mais importantes no estado. Nesta manhã, em uma entrega parcial da obra por Bolsonaro e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o presidente falou por 15 minutos sobre temas diversos. Ignorando a crescente onda de contágios, óbitos e ocupações de leitos de UTIs pelo país, ao falar sobre o "finalzinho de pandemia", Bolsonaro defendeu mais uma vez o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, medicamento cujos vários estudos já demonstraram a ineficácia no combate à doença.

A fala do presidente também vai de encontro com o alerta da OMS. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, afirmou que a situação no Brasil é “muito inquietante”. 

Leite confia na liderança federal em relação à vacina

Presente na solenidade, o governador Eduardo Leite (PSDB), usando máscara, disse estar confiante em relação à liderança do governo para coordenar um plano nacional de imunização de todos os brasileiros. “A manifestação do presidente, a manifestação do ministro [da Saúde, Eduardo Pazuello] me dão conforto e a segurança de que teremos, através deste programa, com a responsabilidade da certificação da Anvisa, da análise criteriosa dos processos para registro das vacina, a disponibilização para todos os brasileiros, o que será fundamental para que retomemos a nossa economia”, ressaltou o governador. 

Inflação 

No mesmo tom de contrariedade à realidade, Bolsonaro afirmou que "menos ruim ter uma inflação do que o desabastecimento". A fala aconteceu ao abordar a disparada de preços em alguns produtos como, por exemplo, o arroz e o óleo de soja. “Prestamos todos os apoios possíveis a estados e municípios. O auxílio emergencial foi diretamente na veia, diretamente na conta de 67 milhões de brasileiros, que precisavam realmente disso aí. Isso fez também movimentar a economia de estados e municípios", destacou o presidente. 

Vale lembrar que o valor da cesta básica no país registrou alta de 35% nos últimos 12 meses. Já a inflação, em novembro, teve o pior índice em cinco anos. De acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial no Brasil subiu 0,89% no mês. O auxílio emergencial encerra agora em dezembro e o governo não pretende renovar o benefício.

Entrega parcial

A nova ponte do Guaíba estava em obras há seis anos. Hoje a estrutura foi entregue parcialmente: os veículos poderão usar o vão principal da nova ponte. Três ramos da interseção com a freeway devem ser terminados no ano que vem, incluindo o que liga o centro de Porto Alegre ao município de Guaíba. Ainda na quinta, serão abertos ao tráfego mais 27,1 quilômetros de novas pistas duplicadas da BR-116, em Barra do Ribeiro, no km 330, sentido Interior-Capital.

Além de Eduardo Leite, estiveram ao lado de Bolsonaro na cerimônia outros políticos gaúchos como o futuro prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o deputado federal Bibo Nunes (PSL), o senador Luís Carlos Heinze (PP) e o ministro Onyx Lorenzoni (DEM). A maioria não usava máscara de proteção.

*Com informações do Sul 21, da Agência Brasil e da Gauchazh


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira