Rio Grande do Sul

Soberania Energética

Artigo | Com 30 anos de luta, MAB faz um convite à resistência

“É necessário fortalecer as lutas contra a exploração, com formação e educação de sujeitos que podem construir mudanças”

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No próximo ano, o movimento completa 30 anos de fundação enquanto organização nacional - Foto: Isis Medeiros

Este ano de 2020 foi um ano diferente: estamos vivendo uma pandemia. A última situação semelhante ocorreu faz mais de 100 anos com a Gripe Espanhola, em 1918. A pandemia do coronavírus agravou a crise econômica e exigiu de todos uma dose ainda maior de cuidados e sacrifícios. Nós ainda não vencemos a pandemia, e nem as crises econômica, ambiental e social que penalizam ainda mais os trabalhadores e os mais pobres.

Neste caso, sabemos que a situação ainda é pior para mulheres, negros, indígenas e população LGBT. Tudo indica que 2021, quando comemoramos 30 anos de fundação oficial do MAB no Brasil, será um ano muito difícil. As perspectivas econômicas mundiais são de baixo crescimento econômico. Mas, pior do que isso, é que vivemos no sistema capitalista que, mesmo quando a economia cresce ou retrai, a exploração sobre os trabalhadores continua com grande intensidade. Somente as lutas de grande porte do povo é que amenizam um pouco a situação e obrigam os capitalistas a concederem algo.

É ruim de dizer, mas a situação de exploração tende a aumentar ainda mais no próximo ano. Estão previstos aumentos nas tarifas de energia, água, privatização e tomada de territórios pelas empresas privadas. No caso brasileiro, ainda há a previsão de que boa parte dos governos, em especial o governo federal, irão incentivar todas as formas de exploração contra o povo.

Os movimentos populares e as forças opositoras a este sistema estão em um período de resistência. E nos setores populares essa situação se agrava pela elevação da cultura individualista do chamado “empreendedorismo”, com crenças que acomodam o povo e não incentivam a luta, com falta de objetivos e estratégias transformadoras desta realidade.

No cenário internacional houve algumas vitórias. Com a luta intensa do povo, em especial dos negros, Trump foi derrotado nos Estados Unidos. Com uma luta histórica, os bolivianos elegeram um presidente e derrotaram o golpe que haviam sofrido. O povo chileno se rebelou e agora irão construir uma nova constituição para o país. E ainda não sabemos ao certo como será este novo período em que a China tende a ser a maior potência econômica mundial.

Olhar horizontes mais longos, talvez, nos ajude a construir perspectivas mais ousadas, de longo prazo e com ações mais certeiras no curto prazo. Cada vez mais, é necessário fortalecer as lutas contra a exploração, com formação e educação de sujeitos que podem construir as mudanças com base na teoria revolucionária e organização consistente de força própria que enfrente decididamente este modo de produção e os capitalistas, que são os verdadeiros inimigos do povo.

Todos nós, atingidos e atingidas, estamos convidados a fazer parte desta luta transformadora. Vida longa ao MAB! Águas para a vida!

* Luis Alencar Dalla Costa é da coordenação nacional do MAB


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira