Rio Grande do Sul

Pandemia avança mais

Com 82 óbitos, RS se aproxima de 8 mil vítimas fatais por conta da covid-19

Nas últimas 24 horas foram registrados 6.342 novos casos no estado, que já soma mais de 394 mil infectados

Brasil de Fato | Porto Alegre |
País volta a registrar mais de mil vítimas fatais, em 24h - Douglas Magno/AFP

O Rio Grande do Sul registrou 82 óbitos nas últimas 24 horas por covid-19, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quinta-feira (17). Com isso, já são 7.944 vidas perdidas no território gaúcho desde o início da pandemia. O estado também já registra 394.816 infectados pela doença, com a confirmação de 6.342 novos casos pela SES. Dos confirmados, 367.054 (93%) são considerados recuperados.

As vítimas fatais foram registradas em Porto Alegre (9), Canoas (7), Pelotas (6), Caxias do Sul (5), Novo Hamburgo (3), Gravataí (3), Rio Grande (3), Passo Fundo (2), Alvorada (2), Uruguaiana (2), Guaíba (2), Bagé (2), Tramandaí (2), São Leopoldo, Santa Maria, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Sapucaia do Sul, Viamão, Santa Rosa, Ijuí, Marau, Parobé, Carazinho, Garibaldi, Taquara, Santo Antônio da Patrulha, Rosário do Sul, Cachoeira do Sul, Panambi, Arroio do Meio, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Soledade, Giruá, Butiá, São Jerônimo, Vera Cruz, Santa Bárbara do Sul, Bom Jesus, Barra do Ribeiro, Xangri-lá, Barão, Mostardas, Nova Roma do Sul e Santo Expedito do Sul. 

Dos 497 municípios gaúchos, 109 não registram vítimas fatais. A capital gaúcha é a cidade com o maior número de vítimas fatais, sendo 1.720 óbitos, seguida de Canoas, com 425, Novo Hamburgo, 274, Caxias do Sul, 254, e Pelotas, 228. 

Taxa de ocupação de leitos segue em alerta

Às 18h de hoje, a ocupação em todo o estado estava em 82,1%, sendo 2.142 pacientes em 2.609 leitos de UTI. Na rede privada, a ocupação era de 94% e no Sistema Único de Saúde, 77,7%. Entre os internados, 935 (43,6%) têm covid-19 confirmada e 197 têm suspeita da doença.

Em Porto Alegre, a quantidade de pacientes com covid-19 voltou a passar de 300 nessa quinta-feira. A taxa de ocupação das UTIs fechou o dia em 90,23%. Quatro hospitais estão com lotação máxima: Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Hospital Ernesto Dornelles e Hospital Independência. Entre os 720 pacientes internados na cidade, 301 têm covid-19 confirmada, 38 têm suspeita da doença e 13 estão na emergência aguardando UTI.

País volta a registrar mais de  mil vítimas fatais 

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta quinta-feira, 1.091 óbitos e 69.825 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 184.826 mortes e 7.110.433 contaminados pelo novo coronavírus.

De acordo com o Conass o RS é o sexto estado em relação ao número de pessoas infectadas, e sétimo em número de vítimas fatais. 

No mundo já são mais de 74 milhões de pessoas infectadas e mais de 1,6 milhões de vítimas fatais. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira