Rio Grande do Sul

Crédito Solidário

Agência da Cresol Metropolitana é inaugurada no centro da Capital

Abertura da cooperativa de crédito teve assinatura de contratos e abertura de contas; confira os serviços e depoimentos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agência foi inaugurada e já funciona no centro da Capital, oferecendo serviços financeiros aos trabalhadores, cooperativas e sindicatos da região - Reprodução

A inauguração da agência na Capital da cooperativa de crédito solidário Cresol Metropolitana aconteceu nesta sexta-feira (18). A agência fica na Travessa Francisco Leonardo Truda, 76, no centro de Porto Alegre, muito próxima do Mercado Público e da Prefeitura.

A inauguração da agência contou com representantes das entidades que participaram da construção para trazer este serviço para a região Metropolitana. Entre eles, o presidente do Conselho de Administração da Cresol, Olimpio Wolfardt, o vice-presidente da Cresol Tenente Portela, Gelson Ferrari, o vice-presidente do Conselho de Administração da Cresol Sicoper, Ivonir Todero, e o coordenador da agência da Cresol em Viamão, Clóvis Rocha.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores do RS, Amarildo Cenci, também esteve presente. A CUT RS e seus sindicatos filiados foram decisivos na articulação do processo de trazer esta cooperativa de crédito para Porto Alegre.

Além deles, estiveram presentes representantes da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e da cooperativa de microcrédito Portosol, ambas instituições que aproveitaram a solenidade para firmar assinaturas de serviços financeiros que serão executados em parceria com a Cresol Metropolitana. Logo na abertura, diversas pessoas foram até a agência para se associarem. Pequenos empreendimentos também assinaram acordos de microcrédito, onde as pessoas podem, em conjunto, acessar recursos para melhorar seus negócios.

Olimpio Wolfardt afirmou que a inauguração desta agência faz parte de um trabalho coletivo, para servir os trabalhadores da região Metropolitana, saudando também a equipe de colaboradores que irão atuar na agência: “Aqui os trabalhadores têm um local para poder guardar seu dinheiro e investir nos seus negócios. O trabalhador tem que apostar na sua cooperativa, no espaço que é dele”.

Ivonir Todero também agradeceu à cobertura dos veículos de comunicação presentes e afirmou que é um grande orgulho poder abrir uma agência na Capital. "Além de levar crédito, vamos incluir as pessoas no sistema bancário e ajudá-las a realizar seus sonhos, contribuindo na cultura da cooperação", salientou.

Gelson Ferrari reforçou a saudação às entidades responsáveis por essa construção. “A Cresol chega na Capital para reforçar a organização dos trabalhadores e suas entidades. Nós temos uma experiência muito rica de diversas outras cooperativas, onde os trabalhadores colocam seu dinheiro para que este esteja à serviço dos próprios trabalhadores. Porto Alegre e a região reforçam esse “calor”, das cooperativas da reforma agrária, dos sindicatos e trabalhadores da iniciativa privada, pequenos empreendedores, artesões, feirantes, que, a partir deste ato, apostam que seus recursos também estarão gerando desenvolvimento”, afirmou Gelson.

Amarildo ressaltou a alegria de concretizar essa construção, em um ano de tantas tristezas: “O que despertou o desejo de botar as nossas energias em trazer a Cresol para Porto Alegre, foi o fato do golpe ter criado dificuldades financeiras para os sindicatos, diminuindo a capacidade de organização dos trabalhadores”. O presidente da CUT-RS ainda afirmou que o dinheiro não pode ser um fim em si mesmo, e sim um meio para garantir uma vida e um país melhor e mais justo.

Um pouco das características da Cresol e suas diferenças para os bancos privados

Contatado anteriormente pela reportagem do Brasil de Fato RS, o coordenador da agência recém inaugurada, Marcelo Couto, afirmou que a Cresol faz parte de um projeto econômico voltado para o desenvolvimento dos seus associados: “O cooperativismo que pretende a Cresol é respaldado por valores como confiança e solidez, originários da população do campo. A Cooperativa surge financiando pequenos agricultores, ajudando na aquisição de máquinas e insumos, por exemplo, se expandindo para diversos estados, até chegar no tamanho que tem hoje”.

Ainda durante a transmissão da inauguração, foram apresentados alguns dados sobre o sistema Cresol. A cooperativa é uma “Instituição Financeira Cooperativa”, autorizada pelo Banco Central, criada em 1995. Já está presente em mais de 2 mil municípios, atuante em 16 estados do país. O Sistema Cresol parte da sua Confederação, que se divide em quatro Centrais, que organizam cerca de 70 cooperativas produtivas, atuando em quase 600 agências espalhadas pelo país. Ao todo, somam cerca de 613 mil cooperados.

Algumas estatísticas sobre a Cresol / Reprodução

Marcelo ressalta que existem diferenças entre uma cooperativa de crédito, em relação a uma instituição financeira tradicional: “Os bancos são sociedades de capital, já as cooperativas são sociedades de pessoas, é muito diferente, o objetivo é outro. Enquanto em um banco as pessoas são clientes, aqui nós somos associados ou cooperativados. Os bancos não priorizam os investimentos locais, nas comunidades. A nossa perspectiva é totalmente inversa, nós retemos os recursos nos locais onde atuamos, fazendo esses recursos girarem nas comunidades”.

O coordenador da agência coloca que, enquanto nos bancos quem manda é quem tem mais ações, na cooperativa mandam os associados, havendo assembleias de tomada de decisões e definições de diretrizes: “Em um banco privado não há poder de decisão sobre tarifas, serviços ou preços, por exemplo. Já nas assembleias o cooperado tem voz para opinar e sugerir”. Lembra ainda que os meios de crescimento no ambiente financeiro tradicional se dá através da competição, enquanto na cooperativa solidária a cooperação mútua é que deve mover as ações.

“Uma outra diferença, que deve ser ressaltada, é o objetivo primário: o banco tradicional visa o lucro. Nas cooperativas, administração e lucros devem servir a todos. Os cooperativados devem perceber crescimento, tal qual a própria cooperativa” afirma Marcelo.

Outro ponto importante levantado é a destinação dos resultados obtidos pelas operações financeiras. Segundo Couto, em um banco privado, os lucros são distribuídos entre os acionistas, ou seja, aqueles que estão no topo da cadeia de poder. Em contraposição, na Cresol os ganhos são divididos entre todos os associados, respeitando as proporções de investimentos.

Confira a live de inauguração, transmitida pela Rede Soberania e Brasil de Fato RS. Além da solenidade e falas das entidades envolvidas, é possível conferir o depoimento de diversas cooperativas e empreendimentos que já se beneficiam dos serviços da Cresol, gerando desenvolvimento e renda para suas regiões e comunidades:

 
CRESOL METROPOLITANA - ATO DE ABERTURA DA AGENCIA PORTO ALEGRE

CRESOL METROPOLITANA - ATO DE ABERTURA DA AGENCIA PORTO ALEGRE

Posted by Brasil de Fato RS on Friday, December 18, 2020

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko