João Alberto

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 18 de dezembro de 2020

Coalizão Negra por Direitos, junto a diversas entidades, realiza ato ecumênico antirracista no próximo domingo (20)

Ouça o áudio:

Manifestação em loja do Carrefour em Barcelona, na Espanha, contra o assassinato de João Alberto de Freitas em Porto Alegre (RS), em um supermercado da rede transnacional - Pedro Mata fotomovimiento

A Coalizão Negra por Direitos, junto com diversas outras entidades e organizações de defesa dos direitos humanos, do movimento negro e de frentes religiosas se unem no próximo domingo (20), em um evento online para dar início a um chamamento público contra o racismo.

O ato ecumênico Minha Fé é Antirracista - em Defesa de Todas as Vidas Negras não busca apenas exigir justiça pelo assassinato de Beto Freitas por seguranças do Carrefour, mas também convocar a sociedade a firmar um compromisso antirracista.

De acordo com a socióloga Winnie Bueno, articuladora da Coalizão Negra por Direitos, que encabeça o movimento, a morte de João Alberto não pode se tornar apenas uma indignação episódica.

Segundo ela, esse caso e tantos outros que ainda ocorrem nas grandes capitais brasileiras devem ser lembrados como uma das faces mais concretas da desumanização e extermínio da população negra.

Para a advogada Denise Dora, diretora executiva da Artigo 19, organização não-governamental de defesa dos direitos humanos, 2020 foi um ano importante para o debate antirracista.

Segundo Denise, o ato deste domingo marca o início de uma série de mobilizações mensais, que vão acontecer durante todo o ano de 2021, sempre no dia 20 e envolvendo diferentes setores da sociedade brasileira na construção de um país mais igualitário. 

A transmissão do ato acontece pelas redes sociais da Coalizão Negra por Direitos, a partir das 11 horas da manhã. O evento pode ser acessado pelos links facebook.com/coalizaonegra ou twitter.com/coalizaonegra.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos