Rio Grande do Sul

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Coletivo do FSM elucida falsa notícia sobre edição do evento em 2021 em Porto Alegre

Notícia do Correio do Povo sobre realização do FSM na capital gaúcha "possui várias distorções e inverdades"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Edição 2021 ocorre de forma virtual devido à pandemia - Reprodução

Frente à publicação do jornal Correio do Povo que anunciou o lançamento do Fórum Social Mundial 2021 em Porto Alegre, em encontro realizado na Assembleia Legislativa do RS em 15 de dezembro, o Coletivo Brasileiro do Conselho Internacional do FSM lançou uma nota de esclarecimento destacando que a notícia “possui várias distorções e inverdades” a respeito do evento.

“Primeiramente, o Fórum Social em questão refere-se a um fórum temático, no caso, o Fórum Social da População Idosa e não o evento mundial”, traz o documento. O Fórum Social Mundial será realizado de forma virtual entre os dias 23 e 31 de janeiro de 2021.

Conforme a notícia veiculada pelo Correio do Povo, o lançamento do suposto FSM de Porto Alegre contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), do secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Costa, do secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, e de Lélio Falcão, ex-presidente do Conselho do Idoso de Porto Alegre e identificado como presidente do FSM.

O Coletivo ressalta que o Fórum Social Mundial não é uma entidade ou organização mas um “processo horizontal e dinâmico”, onde os grupos têm autonomia para organizar eventos. “Portanto, o FSM não tem presidente, como dito na matéria. A pessoa em questão não representa o FSM e seus processos realizados em Porto Alegre”.

O texto considera “muito estranha a presença de representantes do Governo Bolsonaro no lançamento de um evento relacionado ao FSM, visto que, todas as pautas defendidas nestes 20 anos pelas organizações e movimentos sociais têm sido negadas e em muitos casos revertidas pelas políticas levadas à cabo pelo Governo Federal, inclusive, aquelas referente aos direitos da população idosa”.

Quaisquer novas informações sobre os processos do FSM podem ser encontradas no seguinte endereço: http://www.wsf2021.net

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE INFORMAÇÕES AO CORREIO DO POVO

Nós, do Coletivo Brasileiro do Conselho Internacional do FSM, organizações e movimentos sociais que participamos desde 2001 dos processos do Fórum Social Mundial realizados em Porto Alegre e em vários outros países vimos informar as/aos editores/as do Correio do Povo que o evento anunciado em reportagem da edição do Correio do Povo de 15/12/2020 a cerca da realização de um Fórum Social em Porto Alegre possui várias distorções e inverdades.

Primeiramente, o Fórum Social em questão refere-se a um fórum temático, no caso, o Fórum Social da População Idosa e não o evento mundial. Este, o Fórum Social Mundial será realizado de forma virtual, de 23 a 31 de janeiro de 2021 e não na forma presencial como deixa entender a matéria, gerando confusão, desinformação e, em período de aceleração da pandemia, pondo em risco a vida da população.

Essencial ressaltar que o FSM não é uma entidade ou organização. É caracterizado como um processo horizontal e dinâmico onde cada cidadã ou cidadão, coletivo ou organização que comungue com a Carta de Princípios tem autonomia e liberdade para organizar atividades e eventos. Portanto, o FSM não tem presidente, como dito na matéria. A pessoa em questão não representa o FSM e seus processos realizados em Porto Alegre.

Finalmente, muito estranha a presença de representantes do Governo Bolsonaro no lançamento de um evento relacionado ao FSM, visto que, todas as pautas defendidas nestes 20 anos pelas organizações e movimentos sociais têm sido negadas e em muitos casos revertidas pelas políticas levadas à cabo pelo Governo Federal, inclusive, aquelas referente aos direitos da população idosa

Dito isso, solicitamos que seja informado aos leitores e leitoras do Correio do Povo sobre as informações por nós indicadas.

Quaisquer novas informações sobre os processos do FSM podem ser encontradas no seguinte endereço:

www.wsf2021.net

Coletivo Brasileiro do Conselho Internacional do FSM

Abong – Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada

CLACSO – Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais

CNJP – Comissão Nacional Justiça e Paz

Coletivo Baiano do FSM

Coletivo de Apoio ao FSM - Porto Alegre

CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores

CUT – Central Única dos Trabalhadores

FSMSSS - Fórum Social Mundial Saúde e Seguridade Social

Geledés – Instituto da Mulher Negra

IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

Instituto Ethos

IPF – Instituto Paulo Freire

IPS Association - Inter Press Service Communication (América Latina, Brasil)

UBM – União Brasileira de Mulheres


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira