Rio Grande do Sul

Ação Natalina

Leitura em Voz Alta e Parangolé realizam ação de Natal

Iniciativa pretende doar livros para bibliotecas comunitárias e cursinhos populares de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Objetivo do projeto é democratizar a leitura - Ana Laura Freitas/Divulgação

Com o intuito de democratizar o acesso à leitura e à literatura, o bar Parangolé aderiu à campanha da ação de Natal do projeto Leitura em Voz Alta, que consiste em doar um livro de literatura para quem não está conseguindo comprar no momento. Para os interessados em contribuir com o projeto, os livros podem ser entregues no Parangolé (Lima e Silva, 240 - Cidade baixa, Porto Alegre) até o dia 30 de dezembro, das 15h às 22h.

“O Leitura em Voz Alta está fechando o sexto ano e estávamos querendo abrir novas frentes de trabalho junto à comunidade. Mesmo com a pandemia, podemos produzir um pouco desse efeito de partilha do texto literário através dessa proposta”, conta a idealizadora da iniciativa, Luiza Milano. Em 2021, o projeto vai entregar os livros a bibliotecas comunitárias e cursinhos populares de Porto Alegre.

O Parangolé está funcionando conforme as restrições e medidas de prevenção ao coronavírus, além de contar com uma ampla e arejada varanda, que garante o distanciamento social. Com a ausência das tradicionais apresentações ao vivo, o bar montou um acervo de discos de vinil para que os próprios frequentadores escolham a trilha sonora do Parangolé. A casa também tem tele-entrega disponível das 16h às 23h. Neste fim de ano, o bar abre todos os dias da semana, com folga nos dias 24 e 25 de dezembro e entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro de 2021.

Sobre o projeto Leitura em Voz Alta

Projeto de Extensão Universitária ligado ao Instituto de Letras da UFRGS, o Leitura em Voz Alta promove leituras compartilhadas de clássicos da literatura mundial. Até 2020, os encontros dos leitores aconteciam no Parangolé, mas as atividades foram interrompidas devido à pandemia. 

*Com informações da Riobaldo - Conteúdo Cultural 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira