Ceará

Futebol

Pandemia, paralisação e conquistas. Como foi o ano de 2020 para o futebol cearense?

O Campeonato Cearense de Futebol teve que ser paralisado por aproximadamente quatro meses

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Na elite do Campeonato Brasileiro 2020, Ceará e Fortaleza aparecem entre os 10 melhores times da competição. - Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Em todo o mundo, a crise causada pelo coronavírus causou algumas incertezas, preocupações e mudanças. No esporte isso não foi diferente. Diante desse cenário, o Campeonato Cearense de Futebol teve que ser paralisado por aproximadamente quatro meses devido ao contexto de pandemia de covid-19. Quando a competição teve de ser interrompida, ainda restava a conclusão da segunda fase do campeonato, semifinais, concluídas em julho, e as finais. Mesmo com a paralização e retomadas das atividades, Fortaleza e Ceará são os times cearenses com maiores destaques no estado. Ambos protagonizaram a final do Campeonato Cearense 2020 e estão em boas colocações na tabela da série A do Campeonato Brasileiro deste ano.

A final da série A do Campeonato Cearense foi realizada em partida de ida e volta que aconteceram no dia 30 de setembro e 21 de outubro entre Fortaleza Ceará. Na primeira partida, Fortaleza saiu vitorioso com um placar de 2 x 1. Na partida de volta, o Leão do Pici se consagrou campeão estadual com uma vitória de 1 x 0. Com a conquista, Fortaleza alcança seu 43º título, e diminui a distância do líder Ceará, que já conquistou o título cearense 45 vezes.

O artilheiro do Campeonato Cearense 2020 com oito gols foi o atacante Wandson, pelo Atlético/CE. Hoje, Wandson é atleta do Paraná, que disputa a série B do Campeonato Brasileiro. Ainda sobre o Campeonato Cearense 2020, Icasa venceu o Crato por 2 a 0 na final da série B conquistando o título de campeão. Os dois times também garantiram vaga na séria A de 2021.

Já na elite do Campeonato Brasileiro 2020, Ceará e Fortaleza aparecem entre os 10 melhores times da competição. Até a 24ª rodada da competição, Ceará aparece na 9ª colocação, com 32 pontos. Já o Fortaleza aparece na 10º colocação, com 30 pontos. Entre os artilheiros, Vina, atleta do Ceará tem oito gols marcados na competição. No Fortaleza, o jogador com maior quantidade de gols é Wellington Paulista, com seis gols. O Campeonato Brasileiro será realizado até o mês de fevereiro de 2021.

Edição: Monyse Ravena