Rio Grande do Sul

Posse

Oposição fica fora da Mesa Diretora na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Apesar dos/as vereadores/as representarem cerca de 30% dos votos, a direita manteve-se firme em excluir a esquerda

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Oposição apresentou chapa negra e antifascista para disputar a presidência da Câmara de Vereadores em Porto Alegre - Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (1°) foram empossados os 36 vereadores da XVIII Legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre. Durante a sessão de posse, o vereador Pedro Ruas, líder da Oposição protestou contra a decisão dos parlamentares que se articularam para ocupar a Mesa Diretora excluindo a oposição do comando da Casa.

Como tentativa de ver uma votação mais democrática, fez o requerimento para que a eleição fosse decidida cargo a cargo, e não por chapa, já que elas já estavam definidas. A falta de conhecimento do vereador que foi eleito para a presidência da instituição – e tentou impedir a votação cargo a cargo - exigiu que o diretor-geral da Câmara informasse que o requerimento de Ruas estava correto.

Diante disso, a votação ocorreu e mostrou que a direita manteve-se firme em excluir a esquerda dos cargos diretivos, apesar de, juntos, os vereadores representarem cerca de 30% dos votos. Um gesto que o líder da Oposição chamou de “antidemocrático” que não leva em conta a proporcionalidade dos votos, desrespeitando o Regimento Interno da Câmara. “Protesto também pela derrota absurda da proporcionalidade étnica, negra, da Mesa Diretora”, declarou Ruas, lembrando que os negros que foram escolhidos pelos porto-alegrenses, nas urnas, entre esses a mais votada, a jovem Karen Santos, que fez mais de 15 mil votos, foram alijados das decisões.


Durante votação da mesa diretora, houve momentos de tensão entre os vereadores Pedro Ruas e Mauro Pinheiro / Ederson Nunes/CMPA

Desta forma, foram apresentadas chapas e o voto foi nominal a cada cargo. Houve alguns momentos de tensão, pois alguns vereadores da situação fizeram comentários que foram classificados como desrespeitosos aos mais jovens e, por sinal, os mais votados, o que gerou protestos também dos vereadores Roberto Robaina, líder do Psol, Aldacir Oliboni (líder do PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB). A bancada de Oposição é integrada por 10 vereadores – 4 Psol, onde estão os dois mais votados Karen Santos e Pedro Ruas; 4 PT e 2 PCdoB.

A maioria governista elegeu toda a Mesa, com 26 votos, enquanto a oposição teve 10 votos. Com o resultado, a Câmara será presidida em 2021 pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), tendo como 1º vice-presidente Idenir Cechim, 2ª vice-presidente Comandante Nádia (DEM), 1º secretário Hamilton Sossmeier (PTB), 2ª secretária Mônica Leal (PP) e 3º secretário Clàudio Janta (SD).

Além desse problema, outro ponto que chamou a atenção foi que a transmissão pela TV só mostrou o lado onde estavam sentados os vereadores da Situação. O fato foi explicado como “problema técnico”, porém sem qualquer sustentação.

* Com informações de Jurema Josefa, assessoria de imprensa


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko