Rio Grande do Sul

Opinião

Artigo | Nós por nós!

"É nós por nós, mano, destaca Emicida em AmarElo, que conduz como um grande pedagogo, o filme e a luta da sua gente"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Documentário de Emicida é tema de artigo do teólogo e professor Roberto Zwetsch - Reprodução: Site do Emicida

A frase do título é do Emicida e do filme recém lançado AmarElo (2020). Uma obra extraordinária que sai das catacumbas dos movimentos negros e do rap brasileiro para ganhar o Municipal de São Paulo, o coração da nossa gente e certamente uma repercussão internacional que virá em breve.

O rap é a poesia da periferia, a afropoesia que revoluciona a nossa língua, re-instituindo a palavra liberdade com outra significação e apelo: é nós por nós, mano, repete o Emicida que conduz como um grande pedagogo o filme, o show e a luta de sua gente. Ele resgata a dignidade do povo negro da periferia, ele exalta a beleza do povo negro da periferia, ele mostra a inteligência do povo negro da periferia, ele mostra um caminho de luta e de organização para todo o povo brasileiro.

Como noutros momentos de nossa história de sofrimento e dor, vem da periferia e dos mais oprimidos a palavra forte, transformadora, que traz um sentido novo e libertário ao verbo esperançar do saudoso Paulo Freire.

Certamente haverão outros movimentos e propostas, mas que deverão se somar a este novo caminho da mudança urgente, necessária, inadiável que buscamos, sobretudo diante da pandemia da covid-19, da insensatez de um governo necrosado, dos mais de 200 mil mortos e da possibilidade de enfrentarmos o caos na saúde brasileira, de cima a baixo, neste 2021 que recém começa e que mostra que 2020 ainda não terminou.

O Emicida mostra com segurança e humildade honrada um desses caminhos e sua palavra e experiência é forte, consistente, desafiadora.

É hora de levantarmos a voz, os punhos, as muitas formas de luta e auto-organizaão para a grande mudança. Você não irá impedir a nossa voz e a nossa luta, assim entendo as palavras da poesia do Emicida. Estamos com você, irmão. O tempo é breve e não há mais o que esperar.

E como cantou Chico: "Você vai pagar e é dobrado cada lágrima rolada nesse meu penar".

(*) Teólogo, professor associado de Faculdades EST, pastor luterano.
 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko