Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS novamente volta a registrar mais de 100 óbitos e cerca de 4 mil novos casos

Estado tem mais de 9,6 mil registros de óbitos; No país, foram mais de mil mortes nas ultimas 24h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cemitério de Manaus (AM) está construindo novas gavetas para receber mais vítimas - Michel Dantas/ AFP

O Rio Grande do Sul registrou 121 óbitos nas últimas 24 horas pela covid-19, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (12). Com isso, já são 9.619 vidas perdidas no território gaúcho desde o início da pandemia.

O estado também já registra 485.757 infectados pela doença, com a confirmação de 3.935 novos casos pela SES. Dos confirmados, 485.757 (95%) são considerados recuperados.

Porto Alegre é a cidade com mais registros de óbitos e voltou a ser a cidade com mais vítimas fatais no boletim com informações das últimas 24h: foram 20 vidas perdidas. Na sequência, aparece Canoas, com 10 óbitos. Caxias do Sul e Pelotas são as próximas da lista com 6 registros de óbitos. Após, Alvorada e Santa Maria tiveram 4 registros cada.

Novo Hamburgo, Gravataí, Rio Grande, Esteio, Bagé e Santa Cruz do Sul tiveram 3 registros de mortes cada. Viamão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Parobé, Portão, Santiago e Nova Prata tiveram 2 registros cada. Nenhuma outra cidade teve registro de mais de uma vítima fatal.

A quantidade de municípios que ainda não registraram mortes por covid-19 segue caindo: dos 497 municípios gaúchos, apenas 81 não têm registro de vítimas fatais. 

Mapa do Distanciamento Controlado tem 19 das 21 regiões na bandeira vermelha

Nesta segunda-feira (11) todos os cinco pedidos de reconsideração ao mapa preliminar da 36ª rodada do Distanciamento Controlado foram negados. Dessa forma, o Rio Grande do Sul ficou com mais de 95% da sua população sob bandeira vermelha, ou seja, sob risco alto de contaminação.

Confira a classificação definitiva da 36ª rodada aqui.

O governo anuncia também que haverão algumas mudanças em protocolos, que deverão ser publicados no próximo decreto semanal de atualização das bandeiras vigentes. Confira aqui as mudanças.

Além disso, foi divulgada a aquisição de 10 milhões de seringas, que se somam com às 4,5 milhões de seringas em estoque no Estado: "Já existem 5 milhões de agulhas que podem ser usadas em outras seringas, caso necessário, para o início da imunização contra o coronavírus tão logo as vacinas sejam disponibilizadas", informa a Secretaria de Saúde.

Taxa de Ocupação de leitos está acima dos 76%

Às 17h de hoje, a ocupação em todo o estado estava em 76,3%, sendo 2.014 pacientes em 2.640 leitos de UTI. Na rede privada, a ocupação era de 84,6% e no Sistema Único de Saúde, 73,1%. Entre os internados, 842 (41,8%) têm covid-19 confirmada e 142 têm suspeita da doença.

Em Porto Alegre, a quantidade de pacientes com covid-19 segue abaixo de 300. A taxa de ocupação das UTIs fechou o dia em 86,23%.

Hospital Cristo Redentor, Ernesto Dornelles e Moinhos de Vento estão com lotação máxima, sendo que o Instituto de Cardiologia, Hospital de Pronto Socorro e Mãe de Deus estão com mais de 90% de seus leitos de UTI ocupados.

Entre os 689 pacientes internados na cidade, 265 têm covid-19 confirmada, 27 têm suspeita da doença e 5 estão na emergência aguardando UTI.

País registra mais de mil mortes nas últimas 24h

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (12), mais 1.110 óbitos e 64.025 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 204.690 mortes e 8.195.637 contaminados pelo novo coronavírus. Da última semana epidemiológica de 2020 para a primeira de 2021 houve um acréscimo de mais de 100 mil novos casos.

Com alta de mortes por covid, Manaus deve instalar câmaras frigoríficas em cemitério

Reportagem do Brasil de Fato informa que a Prefeitura de Manaus (AM) deve voltar a instalar câmaras frigoríficas no cemitério onde são realizados a maior parte dos enterros da região. As estruturas serão destinadas ao armazenamento de corpos que não puderam ser enterrados de imediato, devido à alta demanda causada pela covid-19.

No domingo (10) foi registrado recorde no número de enterros diários. Foram 144 corpos, terceiro dia consecutivo de patamares superiores a 100. A média diária de velórios subiu quase 90% nos quinze dias entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro. Somente no sábado (8), 235 pessoas foram hospitalizadas, maior patamar já alcançado.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko