Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Rio Grande do Sul tem já tem mais de 516 mil infectados pelo novo coronavírus 

Nas últimas 24 horas foram registrados 72 óbitos, elevando para 10.123 vítimas fatais por conta da covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Governo do estado disponibiliza Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 para a população - Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul registrou 72 óbitos nas últimas 24 horas pela covid-19, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (20). Com isso, já são 10.123 vidas perdidas no território gaúcho desde o início da pandemia. O estado também já registra 516.288 infectados pela doença, com a confirmação de 4.298 novos casos pela SES. Dos confirmados, 489.881 (95%) são considerados recuperados.

Porto Alegre foi a cidade com o maior registro de vítimas fatais, sendo 13 óbitos, seguida de São Leopoldo (7), Gravataí (5), Pelotas (4). Canoas, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha, com 3 registros cada. Na sequência Rio Grande, Viamão, São Borja e Santiago, com 2 registros de óbitos. Nenhuma outra cidade teve registro de mais de uma vítima fatal.

Dos 497 municípios gaúchos, apenas74 não têm registro de vítimas fatais.

Taxa de Ocupação de leitos permanece acima dos 76%

Às 18h desta quarta (20), a ocupação em todo o estado estava em 76,4%, sendo 2.031 pacientes em 2.660 leitos de UTI. Na rede privada, a ocupação era de 83,5% e no Sistema Único de Saúde, 73,8%. Entre os internados, 836 (41,1%) têm covid-19 confirmada e 136 têm suspeita da doença.

Em Porto Alegre, a taxa de ocupação das UTIs fechou o dia em 83,52%. O Hospital Moinhos de Vento é o único da Capital com lotação máxima. Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Mãe de Deus, Hospital Cristo Redentor estão com mais de 90% de seus leitos de UTI ocupados.

Entre os 664 pacientes internados na cidade, 269 têm covid-19 confirmada, 23 têm suspeita da doença e 15 estão na emergência aguardando UTI.

Vacinação 

A Secretaria da Saúde divulgou nesta quarta-feira o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. Elaborado pela gestão estadual e equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES) desde dezembro, o documento contém toda a estrutura de armazenamento e distribuição das doses de vacina, assim como outros insumos como agulhas e seringas; a capacidade instalada do Programa Estadual de Imunizações e salas de vacinas em todo Estado; resumo das vacinas que estão em fase três de ensaios clínicos pelo mundo; entre outras informações a respeito da vacinação da população gaúcha contra a covid-19.

A SES reforça que neste primeiro momento, serão vacinados os seguintes públicos:

- 34% dos trabalhadores da saúde;
- 100% das pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (ILPIs);
- 100% das pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas;
- 100% da população indígena vivendo em terras indígenas.

Clique aqui e acesse o documento, que está em constante atualização.

Pelo segundo dia consecutivo país registra mais de mil óbitos

O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (20), 1.340 óbitos e 64.385 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 212.831 mortes e 8.638.249 contaminados pelo novo coronavírus. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.  

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko