Paraná

Covid-19

Vacina chega a poucos no Paraná, depois de estado ultrapassar 500 mil infectados

Primeiras doses não são suficientes nem para os trabalhadores da Saúde. População em geral só deve ser vacinada em 2022

Curitiba (PR) |
Governador Ratinho Junior (PSD) esteve em ato simbólico de início da vacinação no Paraná, na segunda (18) - Giorgia Prates

O Paraná recebeu 265.600 doses para iniciar a vacinação contra a Covid-19, segundo informações do Governo do Estado. Número que é insuficiente para imunizar o primeiro grupo prioritário, que são idosos internados em instituições de longa permanência, indígenas e profissionais da saúde. Cada uma dessas pessoas terá de receber duas doses, a primeira agora e a segunda em cerca de quinze dias (a depender da orientação do fabricante), o que reduz para 132 mil o número dos que poderão ser vacinados com essa remessa.

Segundo o plano de vacinação divulgado pelo Governo do Paraná, só os profissionais da saúde somam 272.817 pessoas. Nem metade delas será atendida com esse primeiro lote e não há previsão de quando chegarão mais, já que há problemas de importação da China dos produtos necessários para sua fabricação e o governo federal não consegue comprar outras vacinas.

Mais de meio milhão de infectados

O estado do Paraná superou na terça (19), a marca de 504.605 casos confirmados de Covid-19 e 9.060 mortes. Números que vêm piorando a cada dia, sem medidas mais duras de controle de aglomerações.

Mesmo com o começo da vacinação, os efeitos da falta de controle da doença devem ser sentidos em alguns meses. Além do que boa parte dos 11,5 milhões de paranaenses só terá direito à vacina em 2022. Caso se consiga comprar as doses necessárias, o plano de vacinação do governo do Paraná prevê que neste ano apenas 40% sejam vacinados, cerca de quatro milhões de pessoas.

Edição: Lia Bianchini