Rio Grande do Sul

Evento Virtual

Aliança Francesa Porto Alegre promoverá o evento Noite das Ideias no dia 28

Evento internacional dedicado ao livre fluxo de ideias irá refletir sobre o quê nos aproxima durante a pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O escritor e professor de Literatura Fabian Severo é um dos convidados da atração - Nico Barreiro /Divulgação

Evento internacional, anual, dedicado ao livre fluxo de ideias e conhecimentos, a Noite das Ideias se realizará pelo segundo ano consecutivo no Brasil, nesta quinta (28), a partir das 20h. Organizado pela Embaixada da França, em parceria com o Institut Français de Paris, a rede brasileira de Alliances Françaises e parceiros locais, o evento acontecerá em quatro cidades brasileiras: Brasília, que já havia sediado a primeira edição, além de Porto Alegre e Belém.

Noite das Ideias é um encontro a fim de refletir sobre o quê nos aproxima durante a pandemia da covid-19. Reunirá pensadores, artistas e pesquisadores em torno de experiências e reflexões para criar alternativas de nos tornar "Próximos". Os convidados debaterão sobre três eixos temáticos: "Identidades culturais transfronteiriças", "Os desafios do mundo digital" e "Saúde e proximidades". 

Em Porto Alegre o programa será conduzido como uma conversa, apresentado pela radialista Kátia Suman, intercalando-se as participações dos convidados com depoimentos em vídeo e shows de Adriana Deffenti, Valeria Barcellos, Ângelo Primon, Diego Lopes Barcelos e a participação especial de Carlito Magallanes.

A transmissão ocorrerá no dia 28 de janeiro, das 20h às 23h, pela TVE RS e nos canais da Aliança Francesa.

A Noite das Ideias vai decorrer, este ano, inteiramente online. Será gratuita, sem inscrição prévia.

Convidados

BLOCO 1 - TEMA  "Identidades culturais transfronteiriças"

Xadalu - artista visual urbano com uma obra que transita entre intervenções nas ruas e exposições em museus, galerias e centros culturais. Sua produção diversificada mescla as colagens da sticker art a técnicas e linguagens como a serigrafia, a pintura, a fotografia e o objeto. Seu trabalho em street art já foi exibido em mostras coletivas e individuais em instituições de Porto Alegre nos principais centros culturais da cidade e na Europa, apresentou obras em galerias de Berlim e Florença.

Lorena Maia Resende - Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa do Urbanismo Contemporâneo (2019). Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase nas Cidades de Fronteira; Planejamento Urbano e Projeto. Atualmente, é colaboradora no desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão no Laboratório de Urbanismo (LabUrb) da UFPel junto ao grupo de Pesquisa Cidade+Contemporaneidade e exerce o cargo de Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) na área de Expressão Gráfica.

Fabián Severo (URU) - Escritor e professor de Literatura. Atualmente, coordena oficinas de redação e é assistente acadêmico de Letras do Projeto ProArte da ANEP CoDiCen. É autor dos livros "Noite nu Norte. Poemas en Portuñol" (2010), "Viento de nadie" (2012), "NósOtros" (2013), "Viralata" (2015) e "Sepultura" (2020). Com "Viralata", recebeu, em 2017, o prêmio nacional de literatura do Uruguai. Parte de sua obra já foi publicada no Brasil, Argentina, Cuba, Espanha, Canadá e Estados Unidos.

Atração musical: Adriana Deffenti, Angelo Primon e Diogo Barcelo - músicas: 12 Segundos de Oscuridad - Jorge Drexler/Vitor Ramil (Adriana Deffenti) e Boca - Bianca Obino (Adriana Deffenti)

 BLOCO 2 - TEMA  "Os desafios do mundo digital"

Leonel Furtado Paes - Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2000). Pós-Graduação em e-business na Universidade Técnica de Lisboa. Mestrado na Universidade Federal de Sana Catarina. Atualmente, é docente de Empreendedorismo e Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UTEC Universidade Tecnológica do Uruguai.

Rafael Prikladnicki - Prikladnicki ocupa a 17ª posição na categoria "Consolidated Researchers" e a 2ª posição como pesquisador mais ativo em "Top-quality Journals", dentro da mesma categoria. Além de dirigir o Tecnopuc, Prikladnicki é professor da Escola Politécnica da PUCRS, atuando desde 2010 como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e foi egresso da primeira turma de Doutorado do PPGCC da PUCRS.

Leandro Folgar (URU) - Leandro Folgar, presidente do Plano Ceibal, é mestre em Tecnologia, Inovação e Educação pela Harvard University, nos Estados Unidos. Ele também obteve suas credenciais de certificação de negócios por meio da Harvard Business School com a certificação CORe. Formado em Educação pela Universidade Católica do Uruguai. Foi Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Católica do Uruguai. Além disso, apresenta 13 anos de experiência em diferentes funções em várias organizações educacionais no Uruguai.

Atração musical: Valéria Barcellos, músicas Controversa / Controversia - Adriana Deffenti - versão em espanhol: Gustavo Claverria (Adriana Deffenti e Valéria Barcellos) e a música Tango Putx, de Suzy Shock1 (Valéria Barcellos).

BLOCO 3 - TEMA "Saúde e proximidades"

Mara Gomes - Psicóloga formada pela Ufrgs com orientação psicanalítica e atua na área clínica há três anos. É, também, feminista interseccional, ilustradora e escritora e defende como proposta de vida colocar sempre no seu trabalho e na sua arte a extensão do que é ser um corpo negro no mundo. Acredita que mulheres negras vivem uma realidade social diferente, mas isso não significa sempre algo negativo, significa que elas têm um olhar único sobre a vida. Gosta muito de estudar sobre existencialismo e fortalecer a ideia de pensar a vida negra para além de suas dores e no sujeito negro como um ser complexo e profundo. 

Mauricio Bagarollo - Empreendedor social, fundador e coordenador da ONG Doutorzinhos. Pioneiro em levar a arte do palhaço para hospitais em Porto Alegre; trabalha e atua como palhaço há 14 anos. É formador e coordenador artístico dos projetos da ONG inscritos no Ministério do Turismo.

Virginia Rial Ferreira (URU) - Graduada, mestre e doutoranda em Antropologia do  Departamento de Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas e da Educação (UDELAR)

Atração musical - Carlitos Magallanes na canção Volver - Carlos Gardel/Alfredo Le Pera (Adriana Deffenti e Carlitos Magallanes) e Libertango (Astor Piazzolla)

Sobre o Noite das Ideias 

A primeira edição do evento proporcionou, no ano passado, um momento de reflexão memorável sobre “a floresta, estar vivo, hoje”. Este ano, é à luz das consequências sociais, em particular, implicadas pela pandemia covid-19 que a Noite das Ideias optou por centrar-se no tema "Próximos!", Na ocasião, uma noite de trocas, debates, shows e outras surpresas. Será uma questão de pensar coletivamente como podemos nos aproximar de cada um de nós, bem como imaginar um futuro melhor, onde nossos espaços públicos e nossas sociedades sejam mais inclusivos, mais hospitaleiros e mais preocupados com os outros.

Enquanto a crise global de saúde limita os encontros e fluxos internacionais de pessoas, o Instituto Francês de Paris, que coordena o evento, também vai oferecer a todos para acompanhar e participar de uma experiência digital inédita, as 24h das Noites das Ideias. De todo o mundo, serão organizadas mais de 200 Noites de Ideias, da Finlândia à África do Sul, de Seul a Nova York, das Ilhas Fiji à Colômbia.

No Brasil, a Noite das Ideias buscará reunir personalidades de destaque de diferentes áreas do conhecimento: intelectuais, escritores, cidadãos, pesquisadores, cozinheiros, profissionais da saúde, fotógrafos, etc. Identidades pan-amazônicas em Belém (em duplex com a Guiana Francesa), culturas transfronteiriças e digitais em Porto-Alegre (em duplex com Uruguai), ou questões arquitetônicas, urbanas e migratórias em Brasília (em duplex com a França metropolitana) estará no centro desta Noite de Ideias, que buscará aproximar territórios, culturas e povos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko