Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Campanha "Eu Sou Respeito" lança edital para selecionar projetos

Serão contemplados projetos no valor máximo de 40 mil reais cada, destinado à ações na área LGBTQIA+ e/ou mulheres

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A cantora Valéria Barcellos, mulher trans e preta, é uma das personagens que participa da campanha para dar visibilidade ao projeto "Eu Sou Respeito" - Reprodução

A campanha "Eu Sou Respeito" foi elaborada após o encerramento antecipado da exposição "Queermuseu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira", em 2017. Logo depois, foi feito um acordo e houve o pagamento de multa que será revertida a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos. Os recursos são geridos pelo Ministério Público Federal.

Os interessados têm até o dia 5 de março de 2021 para submeter os projetos para avaliação. O edital com as regras e critérios para utilização desses recursos está disponível no site do projeto.

"O edital contemplará projetos no valor máximo de R$ 40 mil destinado à ações desenvolvidas por ONGs, escolas, universidades, museus, instituições, organizações e movimentos sociais em 2021, nas áreas LGBTQIA+ e mulheres", afirma o site da campanha.

Campanha publicitária

Para chamar atenção para a campanha e o projeto, foi elaborada uma campanha de mídia. Desenvolvida em parceria com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do RS, do Ministério Público Federal, e com o Centro Universitário Metodista IPA, através dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.

A campanha objetiva promover reflexões sobre o Respeito, sobre as violências ligadas ao gênero, a intolerância, os preconceitos, o racismo e os discursos de ódio. Serão desenvolvidas ações, eventos e debates ao longo de 2021. A primeira ação é o lançamento do edital.

A campanha publicitária conta como convidados nomes conhecidos dos gaúchos como a cantora Valéria Barcellos, a ativista afroindígena Alice Guarani e o professor de Educação Física Márcio Chagas. “Escolhemos pessoas que representem a diversidade presente no nosso país e que falem da importância do respeito com sua própria história”, explica o procurador regional dos Direitos do Cidadão, no Rio Grande do Sul, Enrico Freitas.


Ativista afro-indígena Alice Guaraní


Professor de Educação Física, ex-árbitro de futebol, Márcio Chagas

Campanha nacional

A proposta é multiplicar a mensagem do respeito e da tolerância. A iniciativa desenvolvida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul (PRDC/RS), do MPF, nasceu regional e ganhará âmbito nacional. A partir do apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), com sede em Brasília, a campanha Eu Sou Respeito integrará o Projeto “Respeito e Diversidade”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“Nosso objetivo é fomentar esse debate sobre a diversidade e o respeito sobre as diferenças para chegue em todo os estados brasileiros”, afirma o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

 

Edição: Katia Marko