Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Rapper e ativista cultural Rafa Rafuagi lança programa de entrevistas e série

Série "Faça Você" e o programa "Teoria Prática" apresentam soluções sustentáveis para periferias e favelas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Rapper Rafa Rafuagi apresenta série e programa de entrevistas semanal, com propostas e soluções sustentáveis para as periferias latino americanas - Crédito: Bernardo Giesel

O Rapper e ativista cultural Rafa, do grupo Rafuagi, acaba de lançar um projeto audiovisual digital, com o objetivo de discutir e pensar soluções sustentáveis para periferias e favelas. São duas iniciativas: um programa de entrevistas chamado Teoria Prática, e uma série de vídeos chamada Faça Você. Os dois trazem conteúdos inéditos exibidos semanalmente nas redes sociais do artista.

Teoria Prática

O programa Teoria Prática será as sextas-feiras, às 19h, ao vivo, pelo Facebook do artista

Apresenta entrevistas com diversas personalidades do Brasil, de diversas áreas. No primeiro episódio, que foi ao ar no dia 8 de janeiro, participaram Boaventura de Sousa Santos e Eduardo Suplicy. Confira aqui.

Nas próximas semanas, estão previstos nomes como Denise Fraga, Sonia Guajajara, MV Bill, Raull Santiago, Ilona Szabó, Aline Kerber, Thedy Correa, Sombra, Preto Zezé, AD Junior, entre outros.

Ao final de cada entrevista, Rafa faz um resumo da conversa em forma de rap – composto na hora, durante o programa, com os principais destaques do debate.

Faça você

A série Faça Você vai ao ar todas as segundas, às 14h, pelo Facebook, InstagramYouTube do rapper.

Apresenta o método de construção dos principais projetos de impacto social e políticas públicas que Rafa ajudou a construir ao longo da sua trajetória. A ideia é inspirar lideranças comunitárias para que elas possam executá-los em seus territórios sem a ajuda direta do poder público local. Segundo Rafa, o propósito é desenvolver um Plano de Década das Periferias e Favelas Sul Americanas, “atuando de modo articulado e em rede, gerando processos de cidadania plena e interlocução direta com a agenda 2030 da ONU”.

Rafa Rafuagi

Rafael Diogo dos Santos, vulgo Rafa Rafuagi, jovem negro de 32 anos de idade, natural de Porto Alegre/RS. Morador de Esteio/RS, completa em 2021 seus primeiros 19 anos de atuação artística e social em âmbito nacional e internacional. É do grupo de rap Rafuagi, tendo mais de 1.000 shows em 300 cidades na carreira. Com mais de 20 prêmios, destacam-se o Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2013 na categoria Garantia dos Direitos da Juventude, promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil e o Prêmio Zumbi dos Palmares 2017 promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Membro do Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe (Eles Por Elas) da ONU Mulheres, atualmente é Consultor de Articulação Social e Mobilização Comunitária do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Também atua como Coordenador de Auto Gestão e Sustentabilidade na Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, gestora do projeto da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio.

É militante do movimento negro nacional, através das ações do grupo Rafuagi e grupo Unir Raças, do qual sua mãe, Maria Odete Diogo dos Santos está como presidente. Entre parcerias musicais destacam-se nomes como Emicida, Rashid, Daniel Drexler, Jorge Drexler, MV Bill, RAPadura Xique Chico, Rappin Hood, Da Guedes, SNJ e o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, dentre outros. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko