Rio Grande do Sul

Vacinação

RS recebe novas doses de vacinas para imunização contra a covid-19

Estado recebeu no último domingo (24) doses da Oxford/AstraZeneca, e nesta segunda mais doses da Coronavac

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O Rio Grande do Sul já recebeu 511,2 mil doses de vacinas contra a covid-19 - Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Neste domingo (24), chegou ao Rio Grande do Sul as 116 mil primeiras doses de vacinas da Oxford/AstraZeneca, fabricada pela Fiocurz. Este é o segundo tipo de vacina contra a covid-19 liberado para uso no país até o momento. De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas serão distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) de todo o estado nesta segunda-feira (25). Também nesta segunda, o estado recebeu um novo lote com 53,4 mil doses da vacina CoronaVac. 

Na segunda-feira passada (18), o RS recebeu a primeira leva de imunização contra a covid-19, 341,8 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Na ocasião o Executivo estadual distribuiu apenas 170,8 mil doses, aproximadamente a metade do total recebido. O restante ficou armazenado para que o mesmo público receba a segunda dose, que garante a proteção, cuja previsão para aplicação é entre duas e quatro semanas após a primeira. Com as novas remessas o RS já recebeu 511,2 mil doses de vacinas contra a covid-19.

Em relação à vacina Oxford/AstraZeneca, o governo do estado diz que será possível vacinar com a primeira dose cerca de 61% dos trabalhadores da saúde, por volta de 254 mil de um total estimado de 407 mil pessoas. O Executivo estadual reforça que nesta fase, a prioridade entre esse público seriam aqueles profissionais que estão mais expostos ao vírus, no atendimento a pessoas com a doença ou a suspeita em UTI, na rede de urgência e emergência (Samu e Unidades de Pronto Atendimento), ambulatórios de covid-19, entre outros. 

Segundo informa a SES, a vacina da Oxford/AstraZeneca, tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as doses, terá todo a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose dos vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.

Já a nova remessa da CoronaVac, assim como a recebida na semana passada, serão ministradas em duas aplicações, e serão destinadas majoritariamente aos trabalhadores da saúde. Ainda não foi definida a quantidade de doses que serão destinadas a cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e a distribuição deste lote deve acontecer nos próximos dias.

Até este domingo (24), dados enviados pelos municípios já registram 76 mil doses aplicadas, sendo mais de 53 mil trabalhadores da saúde, 19 mil idosos residentes de ILPI, 2 mil indígenas e 622 pessoas com deficiência.


Público-alvo desta fase da vacinação por Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) / Divulgação SES

* Com informações da Ascom SES


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko