Minas Gerais

PRIVATIZAÇÕES

BNDES formaliza que tem interesse em ações da Codemig

Banco formaliza proposta que vem sendo especulada desde 2019

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Codemig placa
Estatal mineira é responsável pela exploração do nióbio - Créditos da foto: Reprodução/Internet

O BNDES confirmou, por meio de uma carta direcionada ao governo de Minas Gerais no final de dezembro, a intenção de comprar ações da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), estatal responsável pela exploração do nióbio em Araxá (MG).

No entanto, a carta exige que o governador obtenha junto a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o direito de privatizar 100% da estatal. Para isso, atualmente a Constituição mineira exige além da autorização da ALMG a realização de uma consulta a população por meio de um plebiscito. Sem essa aprovação prévia o governo só pode vender 49% das ações da empresa.

:: Leia também: “Vender a Codemig é vender a galinha dos ovos de ouro de MG”, diz pesquisador :: 

Projetos de lei

Em outubro de 2019, Romeu Zema (Novo) enviou para a Assembleia Legislativa dois Projetos de Lei (1.205 e 1.203/19) envolvendo a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). O primeiro propõe o recebimento antecipado dos recursos da exploração do nióbio com cessão dos créditos até 2032. 

Já o PL 1203/19 trata da desestatização da Codemig. A venda de estatais é um dos principais condicionantes para adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal, que propõe uma "trégua" na cobrança das dívidas dos estados com a União durante um prazo de três anos. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Qual a importância da Codemig?

O nióbio produzido em Araxá responde por 75% de toda a produção mundial. Sua produção anual é de 70 mil toneladas da liga de ferronióbio. Para se ter uma dimensão da riqueza e potencial econômico deste mineral, uma tonelada de nióbio é vendida por U$$ 26 mil. O valor é cerca de trezentas vezes maior do que a de minério de ferro.

Edição: Elis Almeida