Rio Grande do Sul

Cultura

Coralistas voltam a cantar juntos após 30 anos para homenagear vítimas da covid-19

Projeto “Mar de Vozes” foi lançado nessa sexta-feira (29) com a interpretação de "Alguém Cantando", de Caetano Veloso

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O projeto Mar de Vozes reuniu 35 cantores, a sua grande maioria remanescentes do Coral da Unisinos das décadas de 1980 e 1990 - Reprodução

Em maio de 2020, em meio a pandemia, o arquiteto e ex-coralista Marcel Gusmão propôs nas suas redes sociais formar um coral virtual para que cada um cantasse na sua casa e enviasse as gravações de áudio e vídeo para serem editadas e reunidas em estúdio.  

“Reunimos 35 cantores. A sua grande maioria remanescentes do Coral da Unisinos das décadas de 1980 e 1990, numa reinterpretação do lindo arranjo de Marcos Leite para a música Alguém Cantando, de Caetano Veloso. Foram nove meses de um trabalho amoroso, que reaproximou amizades de mais de 30 anos e consolidou novos vínculos entre pessoas dos mais diversos cantos do país num período de crise sanitária e humanitária”, conta Gusmão.

O trabalho foi lançado nesta sexta-feira (29), nas redes sociais. Batizado de Mar de Vozes, o projeto sem fins lucrativos, coordenado por Marcel Gusmão, reuniu amantes do canto coral sob a regência e direção musical de Vera Novack, que gravou as vozes e o piano para cada um dos naipes e fez os ensaios em salas de bate-papo. Acolheu todos os arquivos de vozes e deu atenção a cada peculiaridade do grupo. 

A orientadora musical Lúcia Passos, que por muitos anos ensaiou o coral Unisinos ao lado do maestro José Pedro Boéssio (in memorian), novamente emocionou os cantores ao gravar os exercícios de aquecimento vocal para desenferrujar muitas vozes que já não cantavam há muito tempo. Ela é a homenageada especial do grupo. “Que lindo e emocionante! É a história viva trazida ao coração de todos, num momento de união, mesmo à distância! Lindo de ver e ouvir! Parabéns!”, disse hoje após o lançamento.  

Caetano Veloso elogiou o resultado

O músico Caetano Veloso assistiu ao clipe e escreveu para o grupo no dia 19 de janeiro. “Adorei tudo. As pessoas cantando junto de novo. Uma beleza. A letra da minha canção. Nicinha está linda ali como epígrafe escrita. Nem precisa ser falada. Acho até que falar possa atrapalhar a limpidez do trabalho. Eu amei ouvir esse pessoal cantar”, escreveu por email, agradecendo o convite de recitar o poema para Nicinha na abertura do vídeo. 

“Gestamos e parimos um trabalho coletivo para homenagear tantas pessoas que perderam familiares e amigos nesses tempos de muita tristeza. Também homenageamos pessoas que foram importantes na nossa trajetória”, resume Marcel Gusmão. Ele destaca o arranjador Marcos Leite e o maestro José Pedro, falecido há exatos 20 anos num acidente de carro e homenageado nesta semana, em São Leopoldo. 

Durante a realização do projeto, os integrantes que vivem em diferentes lugares do Brasil, dialogaram por meio de um grupo de whatsapp, que lotou de depoimentos emocionados ao longo do processo, especialmente hoje. “Linda nossa primeira viagem por esse Mar de Vozes! Parabéns a todos!”, escreveu Vera Novak, que mora em São Paulo. “Achei o máximo. Me senti renovada, voltei no tempo e me atualizei também. Amigos, foi demais, uma beleza, agradeço a cada um de vocês!”, comentou Maria Ângela Groth, que vive no Vale do Sinos. 

“Não canso de ver! O som é lindo! A memória se vai, escutando isso. Aos bons tempos de coral Unisinos, uma das experiências mais especiais que tive na vida. A união de vozes que se transformam numa harmonia tá linda e emocionante. Mais uma vez obrigada!”, se emociona Marli Ludwig Souza. “Uma lindeza de música por um grupo de vozes que, em algum lugar do passado, já esteve lado a lado encantando corações”, relembrou o tenor Fernando Maynard.

“Muito emocionada ao ver a nossa estreia. Foi feito com tanto carinho”, registrou a soprano Janete Vargas, que segue cantando em outros projetos musicais. “Cantar e seguir cantando juntos mesmo estando longe. Cantar e seguir pulsando juntos, mesmo em tempos de pandemia. Cantar e seguir resistindo juntos, mesmo em tempos de autoritarismo e fascismo”, conclui o texto do vídeo.

Pela empolgação do grupo, tudo indica que o “Mar de Vozes” vai seguir cantando de perto ou de longe.

 

Edição: Katia Marko