Ceará

Pandemia

126 municípios cearenses se enquadram em nível de risco alto para covid-19

As regiões do litoral leste, Cariri e Sobral são as mais atingidas

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Maior número de casos se encontram na faixa dos 25 a 39 anos - Rovena Rosa/Agência Brasil

Mesmo com o avanço da vacinação contra a covid-19, vários municípios cearenses enfrentam níveis de transmissão da doença consideradas de risco altíssimo. Embora a média estadual coloque o Ceará no risco moderado, 126 municípios se enquadram no perfil de transmissão alta ou altíssima, os dados são do portal IntegraSUS vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

Para definir o risco é levando em consideração a incidência de casos de covid-19 por 100 mil habitantes, internações causadas por doenças respiratórias, perceptual de positividade de testes para diagnósticos de coronavírus, percentual de leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) dedicados à covid-19 ocupados e taxa de letalidade da doença. Dos 184 municípios cearenses, apenas 10 se enquadram no nível de risco baixo, 48 no nível moderado, 64 no nível alto e no altíssimo se encontram 62 municípios cearenses. 

Dentre as regiões do estado em que mais municípios estão em níveis altos ou altíssimos estão a região do litoral leste, em que todas as 20 cidades que compõe o território estão em nível de alerta alto ou altíssimo, a região do Cariri tem 33 cidades com alto e altíssimo risco e a região de Sobral tem dos 55 municípios da região, 33 com risco alto ou altíssimo. A região de Fortaleza tem 28 das 44 cidades com alto nível de alerta.


Nível de risco por município / IntegraSUS

Para Luciano Pamplona, epidemiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), é fundamental que os municípios e o estado avaliem sua condição epidemiológica e desenvolva as medidas de contenção necessárias. Sobre a vacinação, Luciano acredita que a cada dia que se passe sem uma grande cobertura, irá contribuir para o aumento do número de casos de covid-19, “nesse momento, com o número de vacinas que existe disponível, é pouquíssimo provável que a gente pense em curto prazo numa perspectiva de imunidade de rebanho causada pela vacina”.

De acordo com o IntegraSUS o Ceará contabiliza um total de 375.024 casos confirmados de covid-19 e 10.486 óbitos em decorrência da doença. A variação da média móvel de casos comparadas a 14 dias atrás teve uma queda de 60,61% e a média móvel comparativa a óbitos uma redução de 91,87%. A faixa etária que concentra o maior número de casos permanece sendo a de 25 a 39 anos e, segundo a raça, a população parda permanece sendo a mais atingida pela pandemia.
 

Edição: Monyse Ravena