Sintonize

Programa Bem Viver aborda vida saudável e luta contra câncer e covid-19

Edição afirma o Dia Mundial contra o Câncer (4) sugerindo a alimentação saudável

Ouça o áudio:

Unidades do Armazém do Campo pelo país compartilham alimentos saudáveis
Unidades do Armazém do Campo pelo país compartilham alimentos saudáveis - Divulgação Armazém do Campo
Profissionais que trabalham diretamente com o agrotóxico têm uma associação maior com o câncer

A saúde humana está no centro das atenções do Bem Viver desta quinta-feira (4). O programa apresenta dicas e dados na luta contra o câncer, a covid-19 e a exposição prolongada às telas.  

A abertura da edição destaca o Dia Mundial de Combate ao Câncer (4). A doença foi responsável por 9,6 milhões de mortes e 18 milhões de casos no mundo, em 2018, de acordo com  a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), sendo a segunda causa principal de morte mundial.

Leia mais: No Dia de Combate ao Câncer, médicos alertam para prevenção e diagnóstico precoce

Diante do cenário, a presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo e Silva, afirma que os expressivos e ascendentes números do câncer podem ser explicados por um conjunto de fatores que envolvem o estilo de vida atual, incluindo a má alimentação e a utilização dos agrotóxicos.

“Não há dúvida de que profissionais que trabalham diretamente com o agrotóxico têm uma associação maior [com o desenvolvimento de câncer]. E na população, como um todo, também há risco”, afirma Silva.

:: Covid: Universidade Federal do Paraná avança em testes de vacina própria ::

Gulnar Azevedo e Silva, que também é professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), participou de um estudo que identificou que o excesso de gordura corporal decorrente de alimentos industrializados e gordurosos pode provocar alterações hormonais que causam a morte células do nosso organismo. Com isso, há maiores chances do surgimento de células cancerígenas. 

A pesquisa em que Gulnar Azevedo e silva é coatutora está intitulada como “A fração do câncer atribuível às formas de vida, infecções, ocupação e agentes ambientais no Brasil em 2020".

:: Pesquisador pede flexibilidade do governo para imunizar idosos e cuidadores ::

Ainda sobre saúde e ritmo de vida, o Bem Viver conversou com o psiquiatra Rafael Luna. A entrevista adentrou a atenção e os cuidados para a saúde mental diante do uso excessivo de aparelhos eletrônicos. 

Para além de problemas relacionados a postura e visão, passar muitas horas diante do celular ou computador pode causar doenças e complicações como depressão, ansiedade e insônia.  

O programa também explica sobre a chamada máscara antiviral. Na aparência, o equipamento de segurança pode ser semelhante aos demais, mas possui uma substância específica específica que mata o coronavírus no contato com o tecido. 

A edição apresenta a máscara antiviral desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para tanto, ouvimos o pesquisador Koiti Araki, um dos desenvolvedores do equipamento.    

Reforma Agrária

O Bem Viver também traz os alertas que estão sendo feitos por ambientalistas diante da instrução normativa nº 105, que regulamenta o programa Titula Brasil. Pela definição, o país abre um processo de terceirização aos municípios diante das atribuições de regularização fundiária de áreas da União.

:: Programa de concessão de parques estaduais é financiado por sócio-fundador da Natura ::

O argumento é de que a proposta "transfere, sem qualquer critério técnico ou científico, para a iniciativa privada, uma função pública do Incra, deixando-a à mercê das conveniências e forças políticas vigentes".

:: Fusão entre Ibama e ICMbio irá paralisar políticas ambientais, alerta servidor :: 

Ou seja, com a municipalização desse processo, oligarquias rurais que exercem influência histórica sobre prefeitos e secretários municipais devem ter caminho facilitado para obter a titulação de suas terras, ainda que não cumpram requisitos legais.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected] 

Edição: Daniel Lamir