Pernambuco

POLÍTICA

TSE decidirá se Marcos Xukuru assume Prefeitura de Pesqueira em fevereiro

O cacique é o primeiro indígena eleito para o cargo na história da cidade, que tem 15% da população composta por etnia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Marcos Xukuru, disputou e venceu a eleição à prefeitura contra a então prefeita Maria José, com 51,6% dos votos
Marcos Xukuru, disputou e venceu a eleição à prefeitura contra a então prefeita Maria José, com 51,6% dos votos - Renato Santana / CIMI

Dois meses após as eleições municipais no Brasil, o município de Pesqueira, no agreste pernambucano, segue sem saber quem chefiará a prefeitura até 2024. Pesqueira tem 68 mil habitantes e cerca de 15% de sua população é formada por indígenas da etnia Xukuru.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em 2020, sua principal liderança, o cacique Marcos Xukuru, disputou e venceu a eleição à prefeitura contra a então prefeita Maria José, com 51,6% dos votos, mas a Justiça Eleitoral ainda não permitiu sua posse. O cacique explica o porquê "Eles tentam me enquadrar nessa questão da ficha limpa por um crime de incêndio, o qual eu não cometi, mas fui condenado injustamente. E a gente sabe que houve por parte da justiça à época todo um processo de criminalização contra a nossa liderança e o povo Xukuru”, afirma. Confira na reportagem:


Em 2015, o cacique foi condenado por “crime contra o patrimônio privado”, por um incêndio em  propriedades privadas que aconteceu em 2003. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco indeferiu a sua candidatura. Marcos explica o que aconteceu  “Ocorreu que no dia 07 de fevereiro de 2003 sofri um atentado, que morreu dois jovens que estavam comigo, e a partir daquele momento, daquela situação, desencadeou por parte da Nação Xukuru uma revolta por saber que seu líder sofreu um atentado e muitos não sabiam onde eu me encontrava. Ou seja, o desespero em ver os jovens ali no chão, mortos, enfim, na beira da pista e tudo mais; virou uma revolta popular”. 

Ele afirma que não estava no incêndio, já que se recuperava do atentado “Do acontecimento, fui ao hospital, fui medicado, voltei para a casa de minha mãe e fiquei sabendo dos acontecimentos logo após, quando acordei, do que aconteceu na vila de Cimbres, no local do atentado.”

A defesa do prefeito eleito recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral para que Marcos possa assumir a prefeitura. Guila Xukuru advogado e indígena do povo Xukuru do Ororubá , aponta que o impedimento é a negação de um direito “A eleição é um reflexo do histórico de luta do povo Xukuru, um momento em que, mesmo quando o povo Xukuru alcança o direito, esse direito é negado. E a gente vai continuar lutando até que ele seja reconhecido”. 

No momento, o presidente da câmara, o vereador Bal de Mimoso assumiu o cargo de prefeito interinamente, deixando a presidência da casa a cargo do vereador Pastinha Xukuru. A decisão do TSE sobre a prefeitura de Pesqueira está prevista para este mês de fevereiro. A defesa do prefeito eleito alega que o crime de incêndio não está incluído na Lei da Ficha Limpa.

 

 

Edição: Monyse Ravena