Rio Grande do Sul

Direitos do Trabalho

Terceirizadas da Smed continuam lutando para receber salários após demissão

Trabalhadoras fizeram novo protesto em frente à Prefeitura de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (8)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Terceirizadas do município lutam para receber seus salários e recisões - Divulgação

Após uma manhã de mobilização nesta segunda-feira (8), as trabalhadoras terceirizadas da empresa Multiclean, que atuava na rede municipal de ensino de Porto Alegre, com o apoio da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, conseguiram informações sobre o calendário de ações para receber seus salários e rescisões. 

Conforme Sofia, ao contatar a Secretaria Municipal de Educação (Smed) "ficou-se sabendo que a Smed, na sexta-feira (5), havia depositado na Justiça uma parte dos recursos, R$1,6 milhão". O Sindicato Intermunicipal dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Serviços Terceirizado comprometeu-se de finalizar os cálculos rescisórios de todos os trabalhadores até a sexta-feira (12) e irá peticionar na Justiça a liberação dos recursos depositados. Sofia explicou que esse montante de R$ 1,6 milhão "não cobrirá o devido às funcionárias e assim que o Sindicato terminar de fazer os cálculos de todas e apresentar, a Smed deverá depositar judicialmente o restante." 

A deputada informou ainda que uma nova reunião das trabalhadoras com o Sindicato será realizada após o carnaval, pois a Smed ficou de depositar o valor do mês de dezembro mais a caução. "Esse encontro do dinheiro entrando na Justiça e o Sindicato apresentando os valores é que permitirá o recebimento dos recursos para pagar as trabalhadoras", disse Sofia. "Demos mais um passo e vamos acompanhar dia a dia e, na quinta-feira (11), vamos saber se os recursos chegaram no Sindicato e em que tempo ele consegue pagar as terceirizadas que já passam necessidades nos seus lares".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira