Ceará

Formação

No Ceará, Encontro Estadual de Agroecologia acontece em formato online

Atividade acontece entre os dias 11 e 12 e pode ser acompanhado através das redes sociais do CETRA

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Com o tema “Agroecologia é Saúde!”, o evento é uma realização do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador - Fernanda Oliveira


Entre os dias 11 e 12 de fevereiro acontece o 2º Encontro Estadual de Agroecologia e Socioeconomia Solidária. De forma remota — e sendo transmitido em lives —, o encontro reunirá agricultores, agricultoras, jovens, representantes de povos indígenas e comunidades quilombolas de vários territórios cearenses. Com o tema “Agroecologia é Saúde!”, o evento é uma realização do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA) e da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará.

Nos dois dias de programação acontecerão debates em torno da produção e da comercialização agroecológica e como elas promovem saúde no campo e na cidade. Para enriquecer os debates, serão compartilhadas experiências de agricultores e agricultoras e das redes de agricultores, seguido de convidados. A programação contará, também, com apresentações culturais nos dois dias de encontro.
O Encontro tem o apoio do Manos Unidas, Projeto Paulo Freire (Fida/Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará) e Projeto Dom Helder Câmara (Fida/ANATER), em parceria com o projeto Saberes do Semiárido (CETRA/Fida/AKSAAM) e com o projeto Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias, realizado pelo CETRA em parceria com o Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte), através da Fundação Banco do Brasil (FBB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Governo Federal.


Confira a programação completa:

−    Dia 01 — 11 de fevereiro de 2021, quinta-feira
Agroecologia é Saúde: Produção Agroecológica
Partilha das experiências da agricultora Maria de Fátima (Itapipoca, CE) e do agricultor Chico Monteiro (Quixeramobim, CE) seguido de debate com Fernando Carneiro (Fiocruz Ceará) e Suyane Fernandes (CETRA).
Apresentação cultural: Gelmo Sousa

−    Dia 02 — 12 de fevereiro de 2021, sexta-feira
Agroecologia é Saúde: Sistemas Agroalimentares, Alimentação Saúdavel e Comercialização Agroecológica
Partilha da experiência da Feira Agroecológica de Sobral e Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará com a agricultora Cleidiane Mesquita (Sobral, CE); e partilha das pesquisas do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, sobre óleo de coco e araruta. Pesquisas de Rojane Alves (Itapipoca, CE) e Breno Veríssimo (Itapipoca, CE), respectivamente.
Apresentação cultural: Juruviara