Paraná

Luta camponesa

Mulheres camponesas lançam livro com reflexões sobre as lutas do campo

Lançamento do livro aconteceu no último dia 10

Paraná |
A obra, publicada pelo Selo Outras Expressões, da Editora Expressão Popular, foi escrita por mulheres camponesas organizadas no MMC e tem 13 capítulos. - Divulgação - MMC

A obra "Feminismo Camponês Popular: reflexões a partir de experiências do Movimento de Mulheres Camponesas” foi escrita por mulheres organizadas no Movimento de Mulheres Camponesas  - MMC, e tem 13 capítulos que trazem elementos e concepções construídos a partir da organização, formação e lutas do Movimento, desde seu surgimento, nos anos 1980.

Em parceria com a Editora Expressão Popular, através do selo Outras Expressões, a publicação é mais uma conquista da luta das camponesas organizadas no MMC, mulheres que ousam, a partir do campo, teorizar sobre suas próprias histórias e ocupar os antes tão restritos e patriarcais espaços teóricos acadêmicos e da luta na base.

De acordo com as camponesas, trata-se de uma conquista que começou com o primeiro passo: lutar para sair de casa e do anonimato e se organizar coletivamente, e que passa pela luta intensa pelo reconhecimento das agricultoras como sujeitas de direitos - como aposentadoria, salário-maternidade e documentação pessoal -, até a afirmação da agroecologia feminista camponesa popular como modo de vida e projeto de sociedade.

Ana Rauber, uma das autoras do livro, se declara camponesa desde que nasceu. Integra uma família de camponeses que sempre se dedicou ao campo e seus pais incentivaram que ela estudasse. Ana fez uma Pós em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, onde viu a possibilidade de levar as reflexões acadêmicas para a atividade rural e para a militância junto às mulheres camponesas.

Para o livro, Ana se uniu à também camponesa Edcleide da Rocha Silva para escrever sobre as sementes crioulas. “Basicamente trazemos a reflexão sobre importância das sementes crioulas para nosso projeto de agricultura agroecológica camponesa feminista, o papel das mulheres, historicamente desempenhados para resgatar, conservar  e multiplicar as sementes”, explica.

O conjunto de autoras destaca que o livro traz as concepções sobre o Feminismo Camponês Popular a partir das experiências e reflexões vivenciadas no MMC. A elaboração foi uma construção coletiva sobre a vida, organização, formação e lutas das mulheres camponesas que ousaram escrever motivadas por uma mística emancipadora.

Onde comprar

O livro Feminismo Camponês Popular: reflexões a partir de experiências do Movimento de Mulheres Camponesas pode ser adquirido pelo site da Editora e Livraria Expressão Popular.

 

 

 

Edição: Lia Bianchini