Minas Gerais

ALERTA

Alta do coronavírus: Uberlândia e Patos de Minas divulgam situação alarmante

A cidade de Coromandel adotou também toque de recolher. Nova variante do coronavírus foi confirmada em Uberaba

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
leito de uti
Não são só os dados nacionais que seguem alarmantes. Em Minas Gerais, cidades enfrentam uma grave crise de contágios. - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Não são só os dados nacionais que seguem alarmantes. Em Minas Gerais, cidades enfrentam uma grave crise de contágios. Nesta terça-feira (16), o governo do estado enviou uma equipe especial de profissionais de saúde para a cidade de Coromandel, no Alto Paranaíba, e também para Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

As equipes vão reforçar o atendimento de saúde nas cidades. A Secretaria de Estado de Saúde também recomendou que os municípios decretem medidas mais restritivas de isolamento social.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Na segunda-feira (15), Uberlândia bateu o recorde de óbitos causados pela doença em 24 horas. Foram 14 registros, totalizando 906 vítimas do coronavírus. O município, que já está com restrição de comércios, deve apresentar nesta quarta-feira, novas medidas para tentar conter o surto.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Uberlândia, na rede municipal, é de 98%. A vereadora Dandara (PT) e outros ativistas têm levantado a hashtag  #TrianguloEmColapso para alertar sobre a situação no município.

Em coletiva de imprensa nessa tarde (17), o Comitê Municipal de Enfrentamento à covid-19 reafirmou que os hospitais tanto privados quanto públicos estão sem vagas. A prefeitura vai se reunir com a Secretaria de Saúde do Estado para concluir detalhes do plano de restrição para Uberlândia e cidades do Triângulo Norte.

A nova deliberação deve ser publicada ainda nesta semana e começa a valer no sábado (20). O prefeito Odelmo Leão (PP) adiantou que não haverá lockdown.

Coromandel e Patos de Minas

Já em Coromandel, que também enfrenta uma grave crise, está proibida desde esta quarta-feira (16) a abertura de comércios não essenciais na cidade. Está autorizado somente o funcionamento de serviços essenciais, com 50% do quadro de funcionários e com abertura permitida até às 18h.  A circulação de pessoas também está proibida entre 20h e 5h.

E ainda na região do Alto Paranaíba, começa a vigorar nesta quinta-feira, em Patos de Minas, o lockdown em todo o município. A abertura de igrejas também está proibida na cidade. Além disso, está decretado o toque de recolher entre 22h e 5h. Assim como em Coromandel, as medidas ficam em vigor até 4 de março e vão ser fiscalizadas pela Polícia Militar.

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Podemos), relatou em declaração ao Portal Patos Notícias como está a situação no município.

Nós chegamos ao limite. Não cabe mais discutir qual medida que adianta mais, adianta menos. A região inteira tem os hospitais públicos e privados lotados, nós já triplicamos o número de leitos de UTI e intermediários com respirador, e pela projeção de crescimento da doença, nos números que temos observado nos últimos dias, algo precisa ser feito”, declarou o prefeito.

Ele ainda afirmou que não era uma medida que esperava tomar, e que a prefeitura vinha tomando medidas de conscientização, na fiscalização e medidas pouco restritivas. “Mas agora, infelizmente, somos obrigados a tomar essa decisão”.

Nova variante confirmada em MG

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) identificou uma nova variante do coronavírus, conhecida como P1, em seis pacientes de Manaus que estavam internados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em janeiro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (15/02) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A P1 é derivada da B.1.1.28, uma das mais predominantes no país. De acordo com a secretaria, ainda não é possível afirmar que há circulação de novas variantes no estado. No dia 24 de janeiro, 18 pacientes de Manaus foram transferidos para Uberaba por causa do colapso no sistema de saúde que a capital do Amazonas enfrentou. Oito deles morreram e 10 receberam alta e voltaram para a cidade natal.

Atualização: 18 de fevereiro de 2021, às 17:59.

Edição: Rafaella Dotta