Volta às aulas

Volta às aulas em Buenos Aires é marcada por protestos de trabalhadores e famílias

Ato denuncia "experimento sanitário" e falta de investimento para reabrir escolas; em algumas, não há sabão e água

Brasil de Fato | Buenos Aires, Argentina |

Ouça o áudio:

Protesto em frente à sede do governo da cidade de Buenos Aires no dia de volta às aulas presenciais durante a pandemia de covid-19 - Famílias pelo Retorno Seguro às Escolas

O dia de volta às aulas presenciais na cidade de Buenos Aires, nesta última quarta-feira (17), foi também um dia de protestos de trabalhadores contrários à reabertura das escolas. Os sindicatos e as organizações civis convocaram a uma greve de 72 horas, até sexta-feira (19) para expressar rejeição à negligência com trabalhadores e estudantes durante a pandemia da covid-19 em prol do "marketing da educação".

:: Entenda: Volta às aulas presenciais é marcada por disputa política na Argentina ::

A União de Trabalhadores da Educação (UTE) iniciou um processo judicial contra o governo do chefe de governo da cidade de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, pelos danos pessoais e sanitários ocasionados na comunidade educacional pela reabertura das escolas durante a pandemia.

"As aulas voltaram em um contexto completamente inseguro", frisa Fabia García Panelli, integrante do coletivo Famílias por um Retorno Seguro à Escola, contando sobre o primeiro dia de aulas nesta quarta-feira. "Falta de material de limpeza, equipes, estrutura.

Requisitos de segurança nas escolas

Algumas escolas não têm a ventilação necessária, um requisito de segurança sanitária. Pessoas de sindicatos deixaram cartazes indicando as carências que cada uma das escolas tinham, e as cooperadoras que puderam tiveram que comprar termômetros para as escolas, porque não funcionavam. Essa volta se deu de uma maneira realmente patética", opina.

O coletivo Famílias por um Retorno Seguro à Escola reúne a pelo menos 8.500 famílias e ressaltou que "famílias e professores são obrigados a retornar às salas de aula em plena pandemia, com um altíssimo nível de circulação viral na cidade e na província de Buenos Aires, sem que haja começado a campanha de vacinação em nível massivo." Sem as condições sanitárias necessárias para a volta às aulas, o coletivo define a decisão dos governos como um "experimento sanitário e pedagógico com fins incertos e possivelmente trágicos".

Marcando o início da jornada, a Associação Docente da Cidade de Buenos Aires (Ademys) realizou uma conferência de imprensa em frente à sede do governo portenho, junto às organizações Famílias por um Retorno Seguro à Escola e Vagas para Todxs na Escola Pública. "Há um mês, estamos lutando contra essa proposta do governo da cidade de arir as escolas sem nenhuma condição", abriu a conferência a secretária geral da associação, Mariana Scayola.

"O governo da cidade está abrindo as escolas e convocando as crianças à presencialidade sem investir um peso para garantir as condições dos banheiros, elementos de segurança, infraestrutura e transportes públicos", pontuou Scayola.

:: Com força policial, Peru expulsa imigrantes para o Brasil ::

Modalidade mista de ensino

Como contraponto ao protocolo, que prevê exclusivamente as aulas presenciais – com exceções de pessoas que integrem grupos de risco –, as organizações propõem a modalidade mista, uma vez que esteja iniciada a campanha de vacinação voltada para o grupo prioritário conformado por trabalhadores da educação. Por enquanto, a exigência é pela manutenção da modalidade virtual, com investimento para garantir a conectividade de trabalhadores e estudantes, assim como equipamentos necessários para o exercício da atividade.

Já na semana passada, a situação de despreparo estava anunciada. As equipes educacionais retornaram às escolas para preparar o início das atividades no dia 17, e difundiram fotos e vídeos que revelavam falta de sabão líquido e papel higiênico nos banheiros, além da situação nos transportes públicos, que já se 

Neste sentido, a Coordenadora de Estudantes de Base (CEB) lançou a campanha #NoSomosSuPrioridad ("Não somos sua prioridade"), convocando à difusão de fotos e vídeos mostrando o estado das escolas na cidade.

 

Além da cidade de Buenos Aires, as províncias de Santa Fe, Santiago del Estero e Jujuy também retomaram as aulas presenciais em alguns níveis.

A jornada que marcou o dia de volta às aulas presenciais na cidade de Buenos Aires reforçou: "sem condições epidemiológicas, de infraestrutura nem salariais, não podemos voltar à presencialidade".

 

*Com informações de Resumen Latinoamericano

Edição: Rodrigo Durão Coelho