Rio Grande do Sul

IMPEACHMENT

Centrais sindicais e movimentos sociais do RS lançam manifesto pelo "Fora Bolsonaro"

Live foi realizada neste domingo (21) marcando o dia de mobilizações realizado de norte a sul do país

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lideranças do RS falaram durante a live - Divulgação

No final da manhã deste domingo (21), foi realizada uma live promovida pelas centrais sindicais e movimentos populares, em Porto Alegre, marcando o dia nacional de mobilização pelo “Fora Bolsonaro, por vacina já para todos e todas, auxílio emergencial e impeachment já”. Pelo Brasil, com carreatas e bicicletadas, manifestações ocorreram em pelo menos em 12 estados.

A transmissão iniciou às 11h e se estendeu até as 12h30. Ao meio-dia, os participantes bateram panelas, fortalecendo o barulhaço convocado pelas centrais sindicais, movimentos sociais e frentes populares no Rio Grande do Sul, diante da suspensão da carreata por causa do agravamento da pandemia no estado, sob bandeira preta no Distanciamento Controlado em várias regiões, incluindo a Capital.

Falaram os presidentes da CUT-RS, Amarildo Cenci, da CTB-RS, Guiomar Vidor, e os dirigentes da CGTB, Eder Pereira, e da Intersindical, Tamyres Filgueira. Também se manifestaram o presidente do PT-RS, deputado federal Paulo Pimenta, a ex-deputada Jussara Cony (PCdoB) e os dirigentes André Martins (PCB) e Nana Sanches (UP).

Houve ainda pronunciamentos da dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gabriela Silveira, e da presidente da Associação Mães e Pais pela Democracia, Aline Kerber. Aline foi a anfitriã da transmissão, que contou com publicação cruzada em várias entidades, movimentos e parcerias. 

Durante o evento foi lembrado que o RS já registra mais de 11,7 mil mortes e mais de 602 mil infectados pela covid-19. E não faltaram atrações culturais. Foram exibidos dois vídeos do cantor Richard Serraria e um vídeo com a paródia "Vitoriosa" do cantor Edu Kriger. A live foi apresentada pelo secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, e pela diretora do Sindicato dos Jornalistas do RS, Eliane Silveira.

Ao final, a representante da Frente Brasil Popular, Suelen Gonçalves, apresentou e leu um manifesto coletivo das representações à sociedade gaúcha. Confira a íntegra do documento:

Carreata suspensa, mas o #ForaBolsonaro segue!

Diante da gravidade do quadro de Covid-19 no RS, em que Porto Alegre pela primeira vez está classificada com bandeira preta, as centrais sindicais, os movimentos sociais e as frentes populares decidiram, por segurança sanitária, suspender a carreata Fora Bolsonaro, marcada para este domingo, 21/02.

O #ForaBolsonaro segue nas redes sociais, nas janelas, sacadas e portões das residências da Capital. 
Precisamos dar um basta ao governo que despreza a vida de seu povo. As UTIs estão lotadas, pessoas morrendo em filas de espera por leitos, falta de oxigênio no Norte do país, vacinas que não chegam com a rapidez necessária, fura-filas de vacina, milhares de famílias sofrendo com a fome e o desemprego. 

Bolsonaro não é o único responsável por esse quadro de agravamento da pandemia. O governador Eduardo Leite, o prefeito Sebastião Mello e um conjunto de outros prefeitos, com suas políticas de abertura inconsequente, de flexibilizações sem limites, que estimularam aglomerações, contribuíram para colocar parte do RS e a capital gaúcha no mapa de alto risco da Covid-19. Irresponsáveis, ignoraram o apelo dos movimentos, dos infectologistas e da sociedade em geral para que as aulas presenciais só fossem retomadas após a vacinação. O governador ainda tirou o limite de ocupação das salas de aula!

Chegamos ao limite. É preciso decretar imediatamente um período de lockdown para conter o avanço da contaminação pelas novas variantes do coronavírus. É preciso auxílio emergencial e um Programa de Renda Básica estadual para socorrer às famílias sem renda que passam fome. O governador Eduardo Leite deve acelerar o processo para aquisição de vacinas pelo Estado, para atingirmos taxas maiores de imunização e não ficarmos reféns dos desvarios de Bolsonaro.

Não abrimos mão de continuar lutando nas redes e nas ruas, com atos simbólicos, carreatas, bicicleatas e ações solidárias junto aos mais pobres, erguendo nossas faixas e cartazes, exigindo o Fora Bolsonaro e sua política de morte e abandono do povo a sua própria sorte. Nosso total apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e das demais áreas que prestam serviços essenciais à vida. Nossa mais profunda solidariedade a todas as famílias das vítimas e dos doentes de Covid-19. 

Juntos derrotaremos Bolsonaro e venceremos as duas pandemias: a da Covid-19 e a do desprezo dos nossos governantes pela vida do povo!

Associação de Mães e Pais pela Democracia
CGTB
CTB/RS
CUT/RS
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Intersindical
Marcha Mundial das Mulheres RS
Movimento Nacional de Luta pela Moradia / RS
PCB
PCdoB
PSOL
PT/RS
Unidade Classista RS
Unidade Popular RS

O texto encontra-se publicado na página de AbaixoAssinado.Org para adesões.

Assista à transmissão completa:


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira