Minas Gerais

COVID-19

Trabalhadores da saúde organizam coletiva sobre a falta de leitos em Uberlândia

Em resposta ao prefeito, trabalhadores e sindicatos realizaram atividade na porta do Hospital das Clínicas da UFU

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Trabalhadores do HC- UFU pedem melhores condições de trabalho - Foto: Lorena Martins/SINTET-UFU

Foi realizada uma coletiva de imprensa, na última quinta-feira (18), na porta do hospital das clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que contou com a presença de trabalhadores e trabalhadoras da linha de frente do combate ao Covid-19.

Segundo os organizadores, a atividade teve por objetivo denunciar as declarações do prefeito, Odelmo Leão (PP), retirando sua responsabilidade frente a crise sanitária e o agravamento da pandemia no município, que já conta com 946 óbitos. O ato teve também por objetivo cobrar a abertura de mais leitos na UTI do Hospital das Clínicas da UFU.

 :: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET) e os trabalhadores do Hospital de Clínicas (HC) da UFU denunciaram a falta de condições do hospital para realizar os atendimentos.

O HC-UFU realiza tratamentos oncológicos, cardiológicos, neurológicos e ortopédicos e também vem auxiliando no enfrentamento da pandemia de coronavírus. Mesmo tendo recebido uma parcela ínfima dos pouco mais de R$ 20 milhões que a Prefeitura de Uberlândia recebeu para combater a pandemia, o HC trabalhou no último ano acima do seu limite, com a taxa de ocupação de 150% no Pronto Socorro. O aumento se deveu sobretudo devido ao atendimento de emergências, chegando a atender mais de 700 pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 em 2020.

HC da UFU trabalhou em 2020 acima do seu limite, com a taxa de ocupação de 150% no Pronto Socorro

Em nota o SINTET aponta a falta de verba que vem afetando a instituição há anos, a perda do orçamento por conta da PEC 95 – que congelou os gastos públicos por 20 anos -,a perda de trabalhadores que saem do HC e que não são substituídos por novos integrantes, além do contrato de terceirização da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) empresa responsável que ainda não realizou novas contratações para recompor o quadro de trabalhadores do hospital. 

Os trabalhadores presentes na coletiva de imprensa também se pronunciaram exigindo mais respeito, e apontaram a falta de auxílio psicológico, falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s), de mão de obra e reclamaram das escalas de atendimento desgastantes.

Após o agravamento da pandemia na cidade, a UFU disponibilizou 8 novos leitos para Covid-19, somando 17 leitos disponíveis. Uberlândia vem registrando durante a última semana a ocupação de mais de 95% dos leitos disponíveis na cidade.

Hospital de Campanha, toque de recolher e lei seca em Uberlândia

O prefeito Odelmo Leão (PP) anunciou, nesta segunda-feira (22), durante coletiva de imprensa na Prefeitura de Uberlândia, que será montado um Hospital de Campanha em áreas que possibilitem a instalação de leitos e serão estabelecidos toque de recolher e Lei Seca na cidade para conter a transmissão da doença por meio de um decreto que deve ser publicado ainda hoje que passa a valer a partir de amanhã, terça-feira (23).

Edição: Elis Almeida