Ceará

Cinema

Username: filme cearense sobre uso das redes, gravado online, estreia em março

O curta traz um diálogo com adolescentes sobre presença na internet e o compartilhamento de si nas redes sociais.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O projeto Username consiste na realização de um curta-metragem documental de estilo híbrido que aborda a forma como o comportamento de meninas adolescentes é afetado pela internet. - Foto: Divulgação

O filme “Username” tem direção de Camilla Osório de Castro e Gabriela Tortelli e apresenta os processos da vida na internet de Manu, Linda, Rosa e Sabrina. O filme tem o objetivo de dialogar com essas jovens, nascidas e socializadas em uma realidade completamente atravessada pela presença virtual. As diretoras querem saber o que as adolescentes têm a dizer sobre as suas realidades e sobre si mesmas, a partir da criação de um espaço seguro e colaborativo de conversa. Username tem previsão de estreia para março de 2021. O Teaser de divulgação será disponibilizado no dia 1 de março. Saiba mais sobre o filme no Instagram @usernameofilme.

O curta, filmado totalmente online, foi feito a partir de gravações de tela e vídeos das redes sociais Instagram e TikTok, processo adaptado às normas de isolamento e distanciamento para contenção da pandemia de covid-19. De acordo com as idealizadoras do projeto, a partir desse formato, as personagens acabam se tornando co-criadoras, pois os registros são de conteúdos que elas produzem em seus perfis nessas redes. Para Camila e Gabriela, as personagens terem poder de decisão sobre a estética de um filme com potencial de circulação comercial é um aspecto importante. Rompe com o estigma de que a menina adolescente é fútil e superficial, algo que pode ter impactos positivos bem concretos.

Para as diretoras, tornar o processo colaborativo e confortável para as personagens foi essencial para conseguir o resultado esperado. A direção do filme afirma ainda que está sendo pensada uma estética com acessibilidade (interpretação em libras, audiodescrição e legendagem descritiva) o mais integrada possível com os aspectos artísticos da obra. 

Sinopse

O projeto Username consiste na realização de um curta-metragem documental de estilo híbrido que aborda a forma como o comportamento de meninas adolescentes é afetado pela internet, tendo em vista que a adolescência é a época em que as jovens começam a moldar aspectos cruciais de suas personalidades. Utilizando as plataformas das redes sociais como dispositivo, procuramos abordar os gostos, anseios e sonhos de quatro adolescentes.

O projeto Username é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de Junho de 2020.

Edição: Monyse Ravena