Minas Gerais

SAÚDE

Professores fazem carreata contra a volta das aulas presenciais em Belo Horizonte

Falecimento de dois trabalhadores por covid-19 aumenta a oposição da categoria

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Em frente à prefeitura, trabalhadores realizaram uma intervenção com cruzes e faixas - Foto: Vinicius Matias / Sindifes

Os professores da rede municipal de Belo Horizonte mostraram mais uma vez serem contra a volta das aulas presenciais na cidade. Os trabalhadores da educação e entidades apoiadoras realizaram uma carreata e um protesto em frente da Prefeitura Municipal com o lema: “Aulas presenciais só com ampla vacinação”. O tema está sendo debatido pela Câmara Municipal de BH.

O ato teve concentração a partir das 9h na Praça da Estação, e percorreu o centro da cidade, passando pela Prefeitura, pela Secretaria de Saúde e pela Câmara Municipal. Na prefeitura, os professores e professoras armaram cruzes pretas com cartazes contra a volta às aulas.

Um dos motivos da recusa dos professores a retornarem ao trabalho presencial, conforme o Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-rede/BH), é o falecimento de dois trabalhadores, infectados pelo novo coronavírus depois que foram convocados ao trabalho presencial.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Diolino Rodrigues de Souza, que era porteiro da EMEI Magalhães Drumond e veio a óbito na segunda (22), e o vigia Adão Nogueira, que trabalhava na Escola Municipal George Ricardo Salum e faleceu no final de janeiro.

Próximas datas

O sindicato convoca a categoria para participar da audiência pública que acontece nessa quinta (25), às 15h, na Câmara Municipal de BH. O sindicato indica a participação online através da página da Câmara, que pode ser acessado aqui. Em debate o “Direito à Educação durante a Pandemia”.

E na sexta-feira (26) o sindicato convoca uma assembleia geral dos trabalhadores em educação concursados, às 7h, também com participação online. A categoria vai debater o retorno presencial e o indicativo de greve. Mais informações no site do sindicato, aqui.

Edição: Elis Almeida