Rio Grande do Sul

Covid-19

Com fracasso de Bolsonaro, prefeitura gaúcha quer comprar 40 mil vacinas

Atraso no combate à pandemia estimula municípios a assumirem o problema que o governo federal não resolveu

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na segunda-feira, dia 1º de março, os vereadores de São Leopoldo lançarão o movimento “Vacina Já” - Valentin Thomaz/Scom/PMSL

Com o fracasso do governo Bolsonaro para providenciar vacinas, os municípios estão começando a tomar a frente do problema. É o caso de São Leopoldo (RS). Na cidade industrial do Vale do Rio dos Sinos, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, autorização à prefeitura para comprar as vacinas que o Ministério da Saúde não está oferecendo. Os vereadores concordaram com a abertura de crédito especial de R$ 5 milhões, proposto pelo Executivo municipal, que pode resultar na compra de 40 mil doses do imunizante.

Uma vez adquiridas, as vacinas seriam aplicadas em segmentos da população como o dos funcionários da educação, assistência social e segurança pública. Para a presidenta da Câmara, Ana Affonso (PT) a iniciativa confirma o protagonismo de São Leopoldo no enfrentamento da covid-19, demonstrado nos índices elevados de testagem e na distribuição de kits de alimentação e de cestas básicas na periferia da cidade. Com 238 mil habitantes, ocupando o oitavo lugar em número de casos no estado, o município realizou mais de 50 mil testes até agora.

“Brasil está muito atrasado”

“Estamos fazendo a nossa parte, correndo contra o tempo em defesa da nossa população”, ponderou, acrescentando que o Brasil “está muito atrasado no processo de imunização e enfrentamento da pandemia”. Para ela, o panorama atual se deve a “um período muito longo de negação da covid”.

Na segunda-feira, dia 1º de março, os vereadores de São Leopoldo lançarão o movimento “Vacina Já”. Segundo eles, a proposta é de somar forças com todos os setores do município, sem importar os posicionamentos políticos e ideológicos, para mobilizar a sociedade local a garantir a vacinação, único modo de retomar as atividades com segurança.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Ayrton Centeno