Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agentes culturais do RS podem fazer curso gratuito de fomento a projetos

São oferecidas 400 vagas para curso online e recurso para 40 projetos culturais de diversas cidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Serão selecionados 40 projetos, que vão receber um incentivo financeiro - Reprodução Facebook

O Circuito de Cultura Popular e Periférica vai oferecer cursos para agentes culturais de todo o Rio Grande do Sul, além de fomentar alguns projetos. São 400 vagas para um curso online. Dentre os inscritos, serão selecionados 40 projetos que vão receber um recurso no valor de R$ 2,5 mil, nos seguintes municípios:

O curso ocorrerá entre os dias 19 de março até 25 de abril. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 12 de março. No site do projeto você encontra a página de inscrição e o edital do projeto.

Sobre o curso

O circuito de cultura, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, vai promover formação e fomentar projetos de agentes, produtores culturais e artistas de todo o estado. O Circuito de Cultura Popular e Periférica, iniciativa da produtora cultural Ânima e da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) está com inscrições abertas.

O curso Políticas Culturais e Economia da Cultura, com duração de 40 horas e realização online, é a primeira parte do circuito. Terá 12 módulos e as aulas vão ocorrer nas sextas-feiras e sábados, a partir de 19 de março.

Há 400 vagas disponíveis para agentes e produtores culturais e para artistas com atuação nas mais variadas linguagens, seja dança, música, rima, artesanato, fotografia, cinema, teatro, entre outras.

Além do curso, o circuito vai fomentar 40 microprojetos culturais com bolsas de R$ 2.500,00. O fomento será destinado a municípios da Região Metropolitana e do interior, contemplando 20 cidades. Ao final, os proponentes dos projetos vão participar, ainda, de um seminário presencial em São Leopoldo, para que se estabeleça uma rede entre os produtores, agentes culturais e artistas das diferentes regiões do Estado.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira