Minas Gerais

PANDEMIA

Em Montes Claros (MG), quatro hospitais anunciam lotação e suspendem atendimentos

Novas medidas foram tomadas pela prefeitura para tentar conter a contaminação pela covid-19

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Santa Casa Montes Claros
A Santa Casa de Montes Claros comunicou que também atingiu o limite de capacidade, suspendendo o atendimento às pessoas com sintomas gripais, tanto pelo SUS quanto por convênios particulares - Créditos: Google Street View

Em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, quatro hospitais estão lotados e atingiram o limite da capacidade para atendimento de pacientes com sintomas ou diagnosticados com covid-19. A cidade, segundo o boletim divulgado pela prefeitura, já possui 18.997 casos positivos e 292 vidas perdidas.

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) informou hoje (2) que acionou o Plano de Contingência Interno para atendimento apenas das urgências, como forma de garantir a assistência necessária aos pacientes que já estão sob cuidado do hospital.  Na segunda (1), o Hospital Aroldo Tourinho também anunciou que interrompeu temporariamente novos atendimentos relacionados à covid-19.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

No último dia 25, a Santa Casa de Montes Claros comunicou que também atingiu o limite de capacidade, suspendendo o atendimento às pessoas com sintomas gripais, tanto pelo SUS quanto por convênios particulares. No dia 26 de fevereiro, foi a vez do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro informar que está lotado e que o atendimento a novos pacientes será retomado após regularização da situação.

De acordo com último levantamento divulgado pela Prefeitura de Montes Claros, 70% dos leitos UTI do município estão ocupados, enquanto a ocupação dos leitos clínicos do município chega a 93%.

Vacina

Em relação à vacinação, o município já aplicou a primeira dose a 13.965 pessoas e a segunda em 6.056 pessoas. A partir desta quarta (3), idosos com mais de 80 anos podem se vacinar no esquema “drive thru”, é só comparecer no estacionamento sul do Montes Claros Shopping. É necessário levar documento de identificação e comprovantes de residência.

Novas medidas

Na quinta (25), o decreto municipal nº 4.176, que impõem novas regras de prevenção à covid-19, passou a valer em Montes Claros. Durante dez dias, fica proibido o funcionamento de quaisquer atividades econômicas, assistenciais, culturais e religiosas no período entre as 22h e às 5h. O decreto ainda proíbe o funcionamento de supermercados, bares, restaurantes e lojas de conveniência no período entre 21:30 e 6h. A circulação de pessoas e veículos fica proibida entre 22:30 e 5h, exceto em casos de situações inadiáveis ou urgentes.

Durante dez dias, fica proibido a circulação de pessoas e veículos entre 22:30 e 5h

Este é um momento crucial para a nossa cidade. A fiscalização das medidas do decreto vai ser realizada através de uma parceria entre a Guarda Municipal, MCTrans e Polícia Militar. É importante destacar que o bom senso irá prevalecer em cada caso com que possamos nos deparar. O importante é que a população ajude, respeitando as medidas, para que possamos reverter a atual situação”, destacou o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves.

A macrorregião Norte de Minas Gerais apresentou piora nos indicadores que medem a evolução da pandemia e regrediu para a onda vermelha do Minas Consciente, considerada a mais restritiva do plano elaborado pelo governo estadual. Na última semana, o número de casos da doença no Estado aumentou 4,5%, enquanto o número de óbitos cresceu 5,1% no mesmo período.

Aulas adiadas

A prefeitura prorrogou a volta do funcionamento dos serviços educacionais para 22 de março, data fixada para o retorno das atividades presenciais nas instituições estaduais, federais e privadas. Antes, o decreto municipal nº 4.169 definia o dia 4 de março para volta às aulas, além de estabelecer regras como monitoramento da temperatura corporal das pessoas, distanciamento mínimo, uso de máscara, higienização das mãos e instalações, e proibição de eventos que podem gerar aglomeração, como festas e assembleias.

Edição: Elis Almeida