Rio Grande do Sul

NOVO CORONAVÍRUS

Entidades alertam sobre transmissão comunitária de nova cepa em Porto Alegre

Foram identificados 21 casos da variante P.1, cepa considerada mais transmissível e que pode causar reinfecção

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Na capital gaúcha já foram confirmados 21 casos da nova variante - Reprodução

Em meio ao momento mais grave da pandemia no estado, uma nova ameaça está no ar. Trata-se da variante do coronavírus P.1, que de acordo com especialistas seria mais transmissível e pode causar reinfecção. Um estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Resistência Bacteriana (Labresis) do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) identificou casos positivos da variante em circulação. Só em Porto Alegre foram identificados 21 casos de pessoas residentes na Capital. 

A situação fez com que a Secretaria de Saúde do Estado (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) emitissem, em conjunto, um alerta epidemiológico. De acordo com a nota, em 13 dos 21 casos não foi possível estabelecer contato com pessoas que tenham viajado para localidades específicas, caracterizando a transmissão comunitária.

O HCPA reforça a importância para que todos mantenham os cuidados de distanciamento, uso de máscaras e higiene de mãos. 

Confira a nota conjunta das instituições

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO CONJUNTO SES/RS E SMS/POA

Porto alegre, 2 de março de 2021

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande Sul e a Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre declaram transmissão comunitária em Porto Alegre da Variante de Atenção P.1. do SARS-CoV2. A identificação ocorreu em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os dados são oriundos de um projeto de pesquisa com objetivo de descrever o perfil genômico de amostras sequenciadas pelo laboratório da instituição.

Foram identificados 21 casos de pessoas residentes em Porto Alegre com a nova variante. Em 13 dos 21 casos não foi possível estabelecer contato com pessoas que tenham viajado para localidades específicas – caracterizando a transmissão comunitária.

A transmissão é considerada comunitária quando não é possível rastrear a origem da infecção, indicando que o vírus já circula entre as pessoas daquela região, definindo a transmissão comunitária no município de Porto Alegre.

Em 5 casos, a investigação preliminar identificou relação com pessoas vindas de locais com circulação de P.1. Os demais 3 casos, munícipes de Porto Alegre, seguem em investigação quanto à fonte de infecção.

Os dados da pesquisa também relatam outros 4 exames com sequenciamento genômicos para P.1. que permanecem em investigação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira