Rio Grande do Sul

COVID-19

Municípios do Litoral Norte decidem por lockdown neste final de semana

A fim de diminuir a propagação do vírus, praias fecham todas as atividades econômicas, incluindo supermercados

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Apesar do incremento de cinco leitos no Hospital Santa Luzia, região ultrapassou sua capacidade máxima hospitalar - AESC - Capão da Canoa / Divulgação

A situação da pandemia no Rio Grande do Sul a cada dia se torna mais grave, atingindo todas as regiões do estado. Preocupados com o avanço da pandemia do covid-19 no Litoral Norte, os municípios integrantes da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) decidiram, na manhã desta quarta-feira (03), decretar lockdown neste final de semana.

A medida poderá ser adotada nas cidades litorâneas e da encosta da serra, a fim de diminuir a propagação do vírus. A decisão contou com a maioria dos votos dos prefeitos, que optaram ser mais restritivos que o decreto estadual. Alguns municípios, porém, foram desfavoráveis, levando em consideração suas peculiaridades locais.

O lockdown prevê o fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele entrega, assim como os restaurantes. Os postos de combustíveis permanecerão abertos, com as lojas de conveniência fechadas. Todas as demais atividades não essenciais deverão estar fechadas da zero hora de sexta-feira, dia 05 de março, até às 5h de segunda-feira, dia 8 de março. As atividades essenciais permanecerão em funcionamento.

De acordo com o presidente da Amlinorte,  Flori Werb, prefeito de Itati (RS), a decisão pela medida restritiva levou em conta na decisão os elevados índices de contaminação e óbitos na região, atendendo também a orientação do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde do Litoral Norte. “Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde, que se encontra completamente esgotado no Litoral Norte do RS”, destacou. 

Até esta terça-feira (2), a região se encontrava em colapso na rede assistencial de saúde, com aumento no número de pacientes em fila de espera aguardando leitos, sendo 40 para UTI e 56 para leitos clínicos. Nas últimas 24 horas, a região bateu recorde de novos casos e óbitos. Foram 815 novos casos, atingindo o total de 33.786 casos confirmados;  novos óbitos (5 em Tramandaí, 2 em Osório e um em Capão da Canoa, Caraá, Santo Antônio da Patrulha e Terra de Areia) totalizando 568. A taxa de ocupação de UTI está na sua capacidade total 100%; e a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 127%, apesar do incremento de mais cinco leitos no Hospital Santa Luzia.

Os municípios deverão editar decretos ainda na data de hoje, quarta-feira (3), para início das medidas de lockdown neste sábado e domingo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Amlinorte


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira