Paraná

Dia da Mulher

Dia da Mulher é marcado por ações solidárias, intervenções pela cidade e protestos

Em Curitiba, a cidade acordou com diferentes intervenções sobre a luta feminista por vários locais da cidade,

Paraná |
Dia Internacional da Mulher, em Curitiba foi marcado por uma ação solidária organizada pelo MST, Frente Feminista e Coletivo Colmeia. - Giorgia Prates

Para marcar o Dia Internacional da Mulher,  mulheres curitibanas fizeram intervenções logo cedo com faixas, lenços e cartazes espalhado por ruas, viadutos e praças em Curitiba. Durante a manhã, a Frente Feminista do Paraná se uniu com o Movimento Sem Terra para uma ação solidária na montagem e distribuição de mais de mil marmitas por bairros da periferia, população em situação de rua e migrantes da capital do Paraná. 

Lenços e faixas pela cidade

A Praça 19 de dezembro, mais conhecida como a Praça da "Mulher Nua", em Curitiba, símbolo de resistência e local de manifestações políticas na capital do Paraná, recebeu logo cedo, às cinco da manhã, uma intervenção com faixas e lenços da luta feminista. O mesmo aconteceu em viadutos e ruas que receberam faixas com reflexões sobre os direitos ainda não garantidos às mulheres. 

 


Curitiba acordou com lenços e faixas com reflexões sobre a luta feminista em diferentes locais da cidade / Giorgia Prates

 

 

Protestos

 


A Frente Feminista organizou protestos reivindicando políticas públicas para as mulheres / Giorgia Prates

A Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana realizou atos simbólicos reivindicando políticas públicas para as mulheres, com destaque à vacina para todos e auxilio emergencial para as mulheres.

Pela manhã, as mulheres de Curitiba realizaram um protesto em frente da Casa da Mulher Brasileira. As manifestantes destacaram a importância da Casa, sendo uma conquista da luta coletiva e pediram mais políticas para que as mulheres consigam ter uma vida digna e sem violência.

Logo cedo, mulheres representando a Frente entregaram uma carta à Prefeitura de Curitiba, com reivindicações como o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a garantia por moradia para mulheres, especialmente àquelas que estão em situação de rua e/ou são vítimas de violência, o fortalecimento do Programa da Casa da Mulher Brasileira, a Patrulha Maria da Penha e a Delegacia da Mulher de Curitiba dentre outras importantes pautas que afetam a vida das mulheres na cidade.

 

Solidariedade: Ação distribui mais de mil marmitas para famílias, migrantes e população em situação de rua.  

Em uma ação conjunta que reuniu o Coletivo Colmeia, a Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana e o Coletivo Marmitas da Terra, do MST, foram montadas e distribuídas 1100 marmitas em ocupações nos bairros de Curitiba, como Parolin e Tatuquara.

A distribuição também aconteceu nas Praças Tiradentes e Rui Barbosa para as pessoas em situação de rua e também  na Casa de Acolhida do Migrante e do Refugiado.

 

 

 

Edição: Gabriel Carriconde