Contra a covid-19

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebe 1ª dose da vacina Sputnik V

Segundo o governo, 60% do primeiro lote do imunizante russo foi aplicado no país; nova remessa deve chegar ao país

|
Mandatário venezuelano anunciou que ele e a primeira-dama, Cilia Flores, receberam as primeiras doses nesse sábado (6) - AFP/Télam

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu no sábado (6) a primeira dose da vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia da Rússia.

O primeiro lote com 100 mil imunizantes russo chegou ao país no dia 13 de fevereiro e a vacinação se iniciou no dia 18 de fevereiro, dando prioridade aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. 

Pelo Twitter, o mandatário anunciou que ele e a primeira-dama, Cilia Flores, receberam as primeiras doses e afirmou que outras vacinas serão acrescentadas ao plano nacional de imunização, como a chinesa Sinopharm, no qual a Venezuela recebeu na semana passada uma remessa de 500 mil doses.

:: Leia mais: Venezuela registra primeiros casos de variante brasileira da covid-19 ::

À emissora Telesur, Maduro declarou que 60% do primeiro lote da Sputnik V já foi aplicado no país. O presidente apontou estudos que indicam a eficácia do imunizante russo, declarando que cerca de 40 países estão utilizando a Sputnik V.

"Todos os estudos dizem que a vacina russa é uma vacina com grande poder de gerar imunidade [...] Estava lendo um estudo que eles fizeram na Argentina sobre a vacina russa e sua eficácia. Na Argentina eles já vacinaram milhares de pessoas", disse.

De acordo com as autoridades venezuelanas, a partir desta segunda-feira (08/03), o governo dará início com a vacina da China. O plano de vacinação da Venezuela contempla o abastecimento gratuito aos cerca de 31 milhões de habitantes do país latino-americano.

:: Leia também: Cuba começa a desenvolver quinta vacina contra a covid-19 ::

Segundo lote

Ainda no sábado (6), o segundo lote com 100 mil doses da vacina russa Sputnik V chegou na Venezuela. O governo venezuelano assinou um acordo com a Rússia para adquirir um total de 10 milhões de doses da vacina em um ano, garantindo a imunização da população em meio à pandemia.

*Com informações da Telesur.