Rio Grande do Sul

Voz das mulheres

Visibilidade: Portal Vós lança podcast para destacar trajetória de mulheres

Projeto foi criado com objetivo de resgatar histórias de protagonismo de mulheres brasileiras invisibilizadas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Todo dia 8, um episódio. Todo dia 8, uma história. Todo dia 8, uma mulher - Flávia Cunha/Divulgação

“Sabemos de cor os nomes dos autores do realismo e romantismo, mas quem foi a autora que morava na favela e foi traduzida em 14 idiomas?”, indaga a jornalista e idealizadora do Vós, Geórgia Santos. Com objetivo de dar voz e visibilidade à vida e trajetória de mulheres brasileiras, famosas e anônimas, estreou, nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o podcast “Todo Dia 8”, do portal jornalístico Vós. O primeiro programa resgatou a trajetória de Carolina Maria de Jesus

Mesclando jornalismo e arte, o projeto foi idealizado pelas jornalistas Geórgia Santos e Flávia Cunha, e pela atriz e diretora Raquel Grabauska, e conta com a participação da locutora Andrea Almeida. A trilha sonora original é do músico Gustavo Finkler. Com uma narrativa que combina pesquisa biográfica e radioteatro, o podcast nasceu a partir de uma conversa entre os idealizadores, que perceberam que mesmo que se fale em empoderamento feminino, se sabe muito pouco sobre as mulheres que vieram antes. "Escritoras, cientistas, artistas. São nomes que, no máximo, estão no nosso imaginário. Mas a gente não sabe quão importantes ela foram e são", aponta Geórgia. 

Conforme ressalta a jornalista, muitos nomes políticos são conhecidos, mas não se sabe, por exemplo, quem foi a primeira deputada. “Todo mundo já viu "A Lista de Schindler", mas quem foi a brasileira que ajudou judeus a entrarem no Brasil durante a Segunda Guerra, quando já não era permitido? Sabemos de cor os nomes dos autores do realismo e romantismo, mas quem foi a autora que morava na favela e foi traduzida em 14 idiomas? São as histórias destas mulheres que a gente quer contar", ressalta

Geórgia destaca ainda que a iniciativa dialoga com a proposta do Vós, de experimentar. "Porque se nós apostamos no jornalismo independente é porque a gente acredita que esse tipo de iniciativa pode fazer a diferença”, avalia.

O podcast será publicado mensalmente, todo dia 8, e resgatará a trajetória de brasileiras, famosas e anônimas, que, muitas vezes, foram invisibilizadas ou não tiveram o reconhecimento merecido por atos de pioneirismo, coragem e talento em suas áreas de atuação. A primeira temporada terá 10 episódios, cada um narrando a história de protagonismo de uma mulher. No primeiro grupo estão a soldado Maria Quitéria, a ativista Olga Benário, a sindicalista Laudelina Campos e Aracy Guimarães Rosa, entre outras.

“Carolina, a escritora que gostava de valsas vienenses”

O primeiro episódio narra a trajetória de Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo. Fenômeno literário na década de 1960, Carolina era uma mulher negra, favelada, mãe solo de três filhos e sem educação formal, que abalou os alicerces da preconceituosa elite cultural brasileira.

O podcast pode ser acessado em vos.social/podcasts, além de plataformas de áudio como Spotify e Itunes.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Marcelo Ferreira