Rio Grande do Sul

Parlamento

Bancada do PT requer suspensão de auxílio saúde do Judiciário e Ministério Público

Juízes, desembargadores, servidores, aposentados e pensionistas, podem receber até R$ 3,5 mil por mês

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Bancada do PT no Parlamento gaúcho pede a suspenção da criação de auxílio-saúde específico para o Judiciário - Foto: Joel Vargas

A Bancada do PT na Assembleia Legislativa do RS (ALRS) encaminhou pedido à Presidência da Casa para elaboração de Decreto Legislativo que suspenda o auxílio-saúde, criado pelo Tribunal de Justiça do RS e pelo Ministério Público do RS. O requerimento foi protocolado na tarde desta quarta (10).

A Bancada sustenta que a medida cria despesas novas, tem impacto no Orçamento do Estado e, portanto, deve ser objeto de projeto de lei específico a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa. No Judiciário, o benefício, instituído ontem, se estende a juízes, desembargadores e servidores, que também abrange os aposentados e pensionistas e dependentes.

Os valores podem chegar até R$ 3,5 mil mensais por beneficiário. O Ministério Público concede o benefício a servidores, promotores e procuradores. De acordo com o líder da bancada do PT, deputado estadual Pepe Vargas, “a medida pode gerar um privilégio, na medida que ajuda a compor a renda e aumenta o abismo com os demais servidores da Administração Pública Direta e Indireta”.

Ele cita como exemplo, a coparticipação nas consultas médicas do IPÊ Saúde. “Enquanto uma professora arcará com o valor da coparticipação da consulta, o membro ou servidor do Judiciário será ressarcido deste valor pelo orçamento público estadual”, compara.

O deputado destaca ainda o momento financeiro que vive o Estado, frisando que é necessário verificar a real necessidade dessa medida, em virtude da crise enfrentada. Lembra também que o atual momento exige a concentração de recursos na área da saúde, da proteção social e da recuperação da economia.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Bancada do PT na ALRS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko