Rio Grande do Sul

SEGURANÇA

Policiais Civis do RS fazem protesto pela morte de colegas e exigem vacinação

Agentes de polícia buscaram chamar a atenção para os afastamentos e pedem gestão estadual da vacina

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Viaturas tiveram suas sirenes ligadas de forma sincronizada em diversos locais do estado para chamar a atenção da população - Divulgação

Policiais Civis do Rio Grande do Sul realizaram, na tarde desta quarta-feira (10), um ato simbólico, de denúncia e alerta, em frente às delegacias do estado. Chamado de “Sirenaço”, pois as sirenes das viaturas foram ligadas de forma sincronizada para chamar atenção da população, o protesto teve o objetivo de homenagear os Policiais Civis mortos em decorrência da pandemia e também exigir a vacinação da categoria da Segurança Pública no estado.

Em contato com a reportagem do Brasil de Fato RS, Fabio Castro, que é vice-presidente do Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do RS (Ugeirm), confirmou que ato se deu nessas duas frentes. “Nós realizamos este protesto de hoje com esses dois eixos: primeiro, fazer uma homenagem aos colegas que foram vitimados pela covid-19, que desde o início da pandemia já foram 6, sendo que existe um grande número de afastamentos”.

Lembra ainda que o outro motivo foi de cobrar do governo do estado a vacinação da categoria. “Nós já convivemos com um efetivo muito reduzido, o menor da história. Um número maior de afastamentos pode fazer com que o trabalho da polícia entre em colapso. Estamos muito preocupados com a vida dos nossos colegas, então é um protesto também pela demora que o governo federal tem tido na condução do processo de vacinação. Nesse ritmo, perderemos muitas vidas ainda.”

Em comunicado à imprensa, a Ugeirm informa que, na última semana, três policiais civis morreram em decorrência de complicações advindas da covid-19. Além disso, o número de afastamentos em decorrência da pandemia cresceu muito no último mês.

Responsabilidade do governo estadual

Fábio afirma ainda que, diante da demora do governo federal em prover as vacinas, o protesto também visou chamar a atenção para a gestão estadual. “O Congresso Nacional já autorizou que os estados tenham gestão própria da vacinação, sendo que a Assembleia Legislativa também já deu autorização para o governo do estado fazer essa compra. Lembrando também que apoiamos a alíquota majorada do ICMS, pois havia a condição de que fosse feita uma reserva de verba para a compra dessas vacinas, estamos cobrando isso também."

Outro aspecto importante abordado pelo vice-presidente é que, além do trabalho habitual da Segurança Pública, a Polícia Civil do RS ainda está atuando na garantia do cumprimento dos decretos que estão regulando o distanciamento social e o fechamento dos comércios, o que torna o seu trabalho importante no controle da pandemia.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko