FOTOGRAFIA

Exposição retrata desigualdades entre patrões e empregadas domésticas no Brasil

Jornalista e fotógrafo José Afonso registrou casas e apartamentos para a exposição "Suíte Master e Quarto de Empregada"

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A exposição é resultado de três anos de registros de casas e apartamentos na Região Metropolitana do Recife - José Alonso

Em exposição fotográfica virtual, o jornalista e fotógrafo José Afonso aborda as relações entre patrões e empregadas domésticas no Brasil.

"Suíte Master e Quarto de Empregada" se propõe a ser um "recorte milimétrico sobre a classe média brasileira". A partir da exposição, a concepção do trabalho tenciona as relações sociais que se apresentam nesses espaços, fazendo do ambiente doméstico uma caixa de ressonância das tensões encontradas na sociedade brasileira. 


Foto da exposição "Suíte Master e Quarto de Empregada" / José Alonso

A exposição é o resultado de três anos de registros de casas e apartamentos na Região Metropolitana do Recife.

Neste período, Afonso coletou um material que provoca reflexões sobre o tratamento dado às profissionais domésticas pelos seus empregadores. A mostra tem curadoria do também fotógrafo, professor e pesquisador, Eduardo Queiroga, e pode ser conferida no site Suíte Master Quarto de Empregada.


Foto da exposição "Suíte Master e Quarto de Empregada" / José Alonso

"Na galeria podem ser observados as suítes e os quartos de empregada. Mas também os rebatimentos das desigualdades sociais, os traços de um processo civilizatório repleto de absurdos, complexidades, contradições e seus prolongamentos na constante busca da desqualificação, segregação, descaracterização e descriminação de pessoas e lugares", diz o fotógrafo no texto de apresentação das fotos. 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga e Poliana Dallabrida