Paraíba

ALIMENTO SAUDÁVEL

Agroecologia: a alternativa contra o uso dos agrotóxicos

No dia de São José, 19 de março, camponeses e camponesas também celebram Dia Estadual de Combate ao Uso dos Agrotóxicos.

João Pessoa - PB |
Feira Agroecológica - Rogério Oliveira

Por Rafael Reginaldo do Nascimento*

 

O governo do presidente Jair Bolsonaro bateu recorde, no ano de 2020, com o maior número de aprovações de agrotóxicos na história: foram, aproximadamente, 493 tipos. O agronegócio é o maior interessado nestas liberações. Isso significa mais venenos na mesa do povo brasileiro. 

Aqui na Paraíba, o então Deputado Estadual Frei Anastácio (PT), no ano de 2012, foi autor do Projeto de Lei Estadual nº 9.781/2012, que instituiu o data de 19 de março como o Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos. Para os camponeses e as camponesas, neste dia é festejado o São José. 

Por sua vez, a CPT (Comissão Pastoral da Terra) festeja este dia com os trabalhadores e trabalhadoras do campo através de campanhas de conscientização para a população sobre os malefícios dos agrotóxicos na vida do povo brasileiro. O combate ao uso dos agrotóxicos é uma incansável luta pelo direito a vida.  

A CPT e os camponeses e camponesas são grandes protagonistas no combate ao uso dos agrotóxicos, proporcionando alimentos saudáveis agroecológicos para a mesa do povo paraibano com as diversas feiras espalhadas pelo Estado. Existem mais de 50 feiras agroecológicas que constituem uma Rede de Feiras que tem como compromisso a missão de despertar a população para o consumo de produtos saudáveis. 

Neste tempo de pandemia e de combate à Covid-19, as organizações que constituem as feiras agroecológicas se reinventaram com a criação de sites para oferecer ao povo a compra direta da produção através de cestas. As feiras tiveram que se adequar às orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), às normas da Vigilância Sanitária e aos Decretos, porém não cessaram a distribuição vinda diretamente do produtor camponês. 

As feiras agroecológicas, para o povo camponês, são sinônimos de solidariedade e vida saudável. Por isso se festeja o dia 19 de março como uma grande conquista para a Agroecologia, no combate ao uso dos agrotóxicos. É como se diz: “Se o campo não planta, a cidade não janta.” 
 

*Integrante da CPT

Edição: Henrique Medeiros