Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Pedro Longes lança álbum de músicas inéditas nesta sexta (19)

"Canções de Amor e Solidão" do cantor e compositor canoense estará disponível nas principais plataformas digitais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pedro Longes é cantor, compositor, publicitário e produtor musical - Reprodução

Nesta sexta-feira (19) chega nas principais plataformas digitais o álbum "Canções de Amor e Solidão", do cantor e compositor canoense Pedro Longes. Financiado pela Lei Aldir Blanc Canoas, o álbum tem seis faixas, todas escritas por Longes, entre os últimos anos em que viveu no Chile, e todo o período de quarentena em 2020, já de volta ao Rio Grande do Sul.

Os arranjos do álbum são estruturados principalmente em cordas (violões, guitarras, bandolim e baixo) e percussões, sendo criados e gravados pelo músico porto-alegrense James Liberato, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2020, na categoria melhor disco instrumental. Também são convidados os músicos Will Gomes e Daniel Mueller.

O álbum "Canções de Amor e Solidão", de Pedro Longes, estará disponível para ouvir e fazer download nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, iTunes, Youtube, etc). Os links para as plataformas estão no Instagram do artista. Também nesta rede social, está disponível a live de lançamento do álbum.

Sobre o álbum

Segundo o artista, o novo álbum busca na música brasileira e latina a fonte para contar histórias como a de Marcos, um homem solitário e infeliz com seu trabalho; da atriz anônima que sonha em viver do teatro e se vê obrigada a gravar pornochanchadas para sobreviver; da rotina solitária de um sapateiro e sua sapataria; das tormentas do fim de um relacionamento; da esperança em cantar, mesmo quando as coisas parecem não estar bem, entre outras sutilezas da vida cotidiana.

A assessoria do artista informa ainda que uma característica musical de Longes, presente neste disco e em trabalhos anteriores, como nos álbuns Longes Canta Spinetta (2018) e Conexión (2015), é a fusão de elementos compositivos, influências, escalas, emoções, na busca de atmosferas híbridas, por vezes irônicas, e na abertura de espaços para a interpretação do ouvinte. É o caso da canção Marcos, o Ausente, que integra este novo álbum. Enquanto a letra relata a história de um homem triste, desgastado com seu trabalho, a melodia e harmonia contrastam com um ar de esperança e otimismo.

Outro exemplo é o Choro de Alegria, que se utiliza da linguagem e ritmo do choro, mas incorpora a guitarra elétrica como instrumento base e uma harmonia não comprometida com a estrutura tradicional do gênero. Canções de Amor e Solidão também visitou alguns estilos que já foram bastante populares no Brasil, como é o caso do bolero, em Quero Te Fazer Cantar, e das antigas baladas, em Quando Passe Essa Tormenta.

Pedro Longes viveu quatro anos no Chile

Pedro Longes é cantor, compositor, publicitário e produtor musical. No ano de 2020, de volta ao Brasil depois de quatro anos vivendo no Chile, decidiu incursionar nas artes visuais, inspirado pela artista chilena Natalia Babarovic. Em 2021, apresentou seu novo show Sinestesias, gravado ao vivo no Estúdio Soma para a Fundação Ecarta. Este projeto segue sendo desenvolvido, com o lançamento das canções em formato single, até julho deste ano.

Durante os quatro anos em que esteve morando em Santiago do Chile, Pedro estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum Longes Canta Spinetta, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012).

Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao português. Durante os dois últimos anos no país de Violeta Parra, Los Jaivas, Victor Jara e tantos outros importantes artistas, Pedro Longes apresentou os discos Conexión e Longes Canta Spinetta no show Pedro Longes Trío, ao lado do baterista argentino Juánchi Pérez e do contrabaixista chileno Pablo Torrejón. Dentre diversos locais e festivais, apresentaram o show no Thelonious Lugar de Jazz, uma das mais tradicionais casas de jazz do Chile, onde fizeram um registro ao vivo, disponível no Youtube.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko