Rio Grande do Sul

Imunização

Diversas cidades da Região Metropolitana registram carreatas simultâneas por vacinas

"Vacina já" é a palavra de ordem das manifestações; carreatas foram a forma de protesto devido à pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Uma das carreata percorreu Viamão e Alvorada; movimento exige agilidade no processo de vacinação - Henrique Santos

O movimento Vacina já RS começou com a cidade de São Leopoldo e já se espalhou por diversas outras cidades do Rio Grande do Sul. Neste sábado (20), diversas carreatas foram realizadas de forma simultânea para chamar a atenção da sociedade para importância da imunização. Foram registradas movimentações no Vale dos Sinos e Vale do Gravataí.

Compõem o movimento coletivos e representações parlamentares e do executivo de cidades como Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Portão, Canoas, Viamão, Nova Santa Rita, Guaíba, Esteio, Cachoeirinha, Alvorada, Novo Hamburgo, Barra do Ribeiro e Nova Hartz.

Segundo informa a assessoria de comunicação da bancada do PT em São Leopoldo, o coletivo estadual é um movimento que agrega diferentes forças e setores da sociedade, que exigem agilidade no processo de vacinação contra a covid-19 e buscando sensibilizar governantes para garantir a imunização em massa o mais breve possível.

Nas manifestações deste sábado, foram vistos cartazes e inscrições nos carros exigindo a vacinação imediata e gratuita da população, além da defesa do SUS e do auxílio emergencial. Além disso, nas falas dos presentes foi cobrada seriedade do governo federal no enfrentamento à pandemia e na execução no Plano de Imunização, com a ampliação no número de doses enviadas aos estados e municípios.

A organização do movimento "Vacina Já" RS ressaltou que as carreatas foram feitas respeitando todos os protocolos de segurança, incluindo uso de máscara e álcool gel, uma pessoa por carro (ou duas, no máximo, desde que membros da mesma família), sem que as pessoas saíssem dos carros nem aglomeração na concentração e dispersão.

Mobilização contou com diversas representações


A mobilização teve a adesão de aproximadamente 400 carros, com a participação de representantes de mais de quinze cidades das regiões / Foto: Bruno Pereira

Segundo informou a organização da carreata do Vale dos Sinos, a mobilização teve a adesão de aproximadamente 400 carros, com a participação de representantes de mais de quinze cidades das regiões.

O presidente do Sindisaúde Vale dos Sinos, Andrei Rex, disse que o movimento foi iniciado devido à consciência de que a vacinação é essencial para interromper a tragédia pela qual passa o país. Além disso, para lembrar do esgotamento físico e mental dos trabalhadores da saúde.

"Hoje, a realidade dos trabalhadores de saúde é de que estão em uma guerra, muita sobrecarga de trabalho. Já perdemos muitos colegas, e muitos daqueles que contraíram a doença retornaram, alguns com sequelas. A luta pela vacina é o grito de desespero de quem não aguenta mais ver tantas mortes e a tristeza dos que ficam”, desabafou Andrei, presente na carreata.

A presidenta da Câmara Municipal de São Leopoldo e uma das idealizadoras do Movimento Vacina Já RS, vereadora Ana Affonso (PT), foi enfática ao afirmar que é hora da União agir.

“Estamos nas ruas, com todos os cuidados, porque não é possível presenciar tantas mortes todos os dias e ficar de braços cruzados. O sistema de saúde colapsou, os profissionais da saúde não suportam mais a demanda, e estamos esperando o quê para agir? A União, Estados e municípios precisam atuar juntos para tratar de forma emergencial e em grande escala a compra de vacinas”, afirmou a vereadora.

Na carreata do Vale do Gravataí, que percorreu Viamão e Alvorada, o ex-vereador Adão Pretto Filho afirmou que o RS está muito lento na vacinação. Lembrou que, enquanto o mundo inteiro acelera o processo de vacinação, o presidente Bolsonaro "dá risadas".

"Estamos aqui também para prestar nossa solidariedade às famílias atingidas pela pandemia, que perderam seus entes queridos. Estamos percorrendo toda nossa região para pedir pela vacina e pelo auxílio emergencial de R$ 600", frisou Adão.

A ex-deputada estadual e uma das coordenadoras do Movimento, Stela Farias (PT), reforçou a necessidade de atuação dos governos. “Vale dos Sinos e Vale do Gravataí se erguem para protestar por vacina já urgente. O poder público tem de fazer mais por seu povo. Testagem, vacina, renda mínima e apoio ao pequeno empreendedor. Nossos impostos devem ser dirigidos para promover a vida”.

A organização do Movimento Vacina Já RS prevê a realização de outras atividades de mobilização, nas redes sociais e nas ruas, respeitando todos os protocolos sanitários, enquanto a vacina não for uma realidade de toda a população brasileira. No final da tarde de sexta-feira (19), aconteceu uma ação de visibilidade, em viadutos e passarelas das duas regiões e também na Metropolitana de Porto Alegre, com faixas e cartazes trazendo a frase “Vacina Já Para Todos”.


Ação de visibilidade pediu vacina já para toda a população em viadutos e passarelas da Região Metropolitana / Bruno Pereira


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira