Rio Grande do Sul

Homenagem Virtual

Instituto Lixo Zero homenageia mulheres que atuam em prol da sustentabilidade

Em Porto Alegre a instituição prestará homenagens a cinco mulheres, iniciativa acontece em 64 cidades do país 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Homenagens seguirão até esta sexta-feira (26) - Divulgação

Ação promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), o evento Atitude Cidadã prestará homenagem a cinco mulheres porto-alegrenses. A iniciativa que teve início nesta segunda-feira (22) e segue até sexta-feira (26), tem como objetivo reconhecer pessoas que trabalham em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

Além da capital gaúcha, o evento acontecerá simultaneamente em 64 cidades do país e de forma virtual. São 20 estados participantes e 573 títulos de Atitude Cidadã que serão concedidos. 

Para a embaixadora do Instituto Lixo Zero Porto Alegre, Paula Moletta, neste momento de pandemia e de isolamento social é fundamental dar visibilidade a quem está desenvolvendo ações que impactam positivamente a vida da comunidade, não apenas como reconhecimento, mas como inspiração para mais pessoas. "Focar naqueles que doam seu tempo e atenção com o outro, com o futuro e com as ações que afetam direta e indiretamente nossas vidas é o propósito da iniciativa que estamos realizando", ressalta. 

Em Porto Alegre, o foco será o protagonismo feminino, homenageando mulheres agentes de mudança e de transformação. As homenagens serão promovidas por meio de conteúdos digitais postados no Instagram @lixozeropoa, que irão abordar as histórias destas mulheres, o trabalho que desenvolvem e como contribuem ativamente para a nossa sociedade.

O evento em nível nacional é organizado pelas embaixadoras Nicole Portela, Paula Moletta e Thays do Nascimento. Esta é a primeira edição da atividade em Porto Alegre e integra um calendário repleto de iniciativas em prol da sustentabilidade que o ILZB está preparando, e que em breve será divulgado.

Quem irá receber receber o Título Atitude Cidadã em Porto Alegre

Natalia Soares: pedagoga e educadora ambiental aos 74 anos, idealizadora da Sombra e Arte, é uma entusiasta e ativista do estilo de vida lixo zero. No canal do YouTube do Lixo Zero Porto Alegre, há vídeos nos quais Natalia ensina a fazer upcycling com guarda-chuvas e jeans usado.

Ana Paula Medeiros de Lima: catadora de materiais recicláveis há mais de 24 anos; Presidenta da Unidade de Triagem da Vila Pinto CTVP e Secretária do Fórum de Catadores de POA. Graduanda em administração de empresas. Diretamente engajada na luta de reconhecimento da categoria de catadores e para que seja cumprido o que está nas Políticas Públicas relacionado aos Resíduos Sólidos Urbanos.

Sônia Holmos de Mesquita: aprofundou-se nos trabalhos de atendimento nas instituições que tratavam de moradores de rua, que com o tempo passou a ter o seu galpão de reciclagem com planejamento de cursos e gestão; fundadora da Associação de Catadores da Padre Cacique na década de 1990; Graduada em Serviço social pela PUCRS e pós-graduada em Intervenção Sócio-Familiar pela Ulbra.

Alba Maria La Rosa: trabalhou como enfermeira no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde se destacou como pioneira na preocupação com a destinação dos resíduos hospitalares. Teve como tutor José Lutzenberger e por 10 anos atuou na gestão dos resíduos do famoso Acampamento Farroupilha que ocorre em Porto Alegre.

Simone Poças Pinheiro: é assistente social de formação, trabalhou com futebol em sua especialização em educação física. Hoje coordena duas unidades de triagem na cidade de Porto Alegre (Anjos da Ecologia e Reciclando pela Vida) que mesmo em pandemia continuaram atuantes.

Sobre o Atitude Cidadã

O título de Atitude Cidadã tem o objetivo de reconhecer os vanguardistas de iniciativas que tornam realidade o conceito lixo zero em cada cidade, cidadãos que demonstraram por meio de ações locais, seu engajamento e comprometimento imediato com a causa, abrangendo toda a transversalidade do tema.

Sobre o Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko